segunda-feira, 23 de julho de 2012

Audiência na Olimpíada passa a depender de uma série de fatores

http://1.bp.blogspot.com/-mYsAgaWe3YE/UAALd1wUuxI/AAAAAAAADS4/zJPmSG4Rqlg/s1600/080813brasilfem_f_010.jpg
Mais alguns dias e começa uma nova edição dos Jogos Olímpicos. Nem se discute a relevância do evento, mas é importante separar bem as coisas e saber considerar que Olimpíada não é Copa do Mundo como Copa do Mundo não é Olimpíada. São competições absolutamente distintas, especialmente na sua repercussão junto ao povo, torcedor ou telespectador brasileiro.
Hoje, na TV convencional, gira em torno de 20% o número de televisores ligados na parte da manhã e cerca de 35% à tarde, horários que para nós serão realizados os jogos de Londres. O público dessas faixas é predominantemente feminino.
O sucesso da transmissão, como um todo, também dependerá diretamente do bom desempenho dos nossos atletas nas diversas modalidades, especialmente o futebol masculino, que vai atrás de um ouro inédito. Ainda assim, os que trabalham com programação e pesquisas nas diversas emissoras não apostam num crescimento tão significativo no número de ligados.
Mas, no meio disso, vai valer muito a pena acompanhar a competição particular que fatalmente irá existir entre as emissoras envolvidas: Rede Record, na rede aberta; SporTV, ESPN Brasil e Bandsports entre os canais fechados.

Pensar na frente

A Rede Record tem que trabalhar dentro de determinados parâmetros e saber se utilizar dos meios disponíveis para transformar a transmissão dos Jogos Olímpicos num poderoso alto-falante dos seus produtos. 
A Olimpíada tem um começo e um fim. A vida vai continuar depois dela. Alavancar a programação pode ser a sua grande jogada. Algo, aliás, que já poderia estar acontecendo.

TV fechada

A ESPN e o SporTV também anunciam cobertura em tempo integral, prometendo -- tanto uma, como a outra -- inovações em suas transmissões, nas áreas de tecnologia e jornalismo. As duas já estão com as suas equipes completas em Londres e transmitindo de lá desde a semana passada.
Dentro das suas possibilidades, bem mais modestas que as demais concorrentes, o canal Bandsports deve decidir nas próximas horas o lançamento de um programa de humor durante a Olimpíada. Beto Hora vai entrar, montado de Datena, com pequenos boletins, mostrando o lado "policial" e "meteorológico" dos jogos.

Falta de atenção

A TV, na era digital, o mundo inteiro sabe, exige cuidados redobrados o tempo todo. No "Jornal da Band", a apresentadora Ticiana Villas Boas (foto) andou aparecendo com uma mancha escura abaixo do nariz, que não é dela. Defeito grave na iluminação. Tem que corrigir.

Vai renovar

Na Rede TV!, entre hoje e amanhã, deve acontecer a renovação de contrato da apresentadora Regina Volpato (foto). Verbalmente já está tudo acertado. Faltava apenas aos advogados das partes chegarem a um melhor acordo sobre a redação de uma das cláusulas.

Show de talentos

A TV Bandeirantes, em evento no começo do ano, colocou entre as suas novidades para a atual temporada o reality show "Faz-Me Rir". Como proposta, achar um novo grande talento do humor brasileiro. Mas a ideia perdeu fôlego. Não progrediu até agora. De qualquer forma, há quem observe no formato um prato cheio para nomes como Tom Cavalcante (foto) e Marcelo Médici.

Jornalismo

Confirma-se, então, conforme pedido dela, a saída de Cynthia Benini (foto dela ao lado do Carlos Nascimento) do "Jornal do SBT". Vai só até o fim do mês, depois ficará responsável pelos boletins noticiosos da faixa da tarde. Karyn Bravo, a partir disso, será efetivada no "Jornal do SBT", voltando a formar dupla com Carlos Nascimento. E pronto.

Bandeira branca

Luiza Tomé (foto) pediu 15 dias de licença na TV Record para cuidar de um problema de saúde. A solicitação foi feita ao autor Lauro César Muniz, que concordou. Depois de todo aquele alvoroço no Twitter, os dois estão novamente em tempo de paz. 
Para justificar sua ausência em "Máscaras", a personagem Geraldine viaja para fugir do Mário (Jorge Pontual), mas voltará aos braços dele lá na frente.

Participação encerrada

Erik Marmo e Maitê Proença (os dois na foto acima) já encerraram as suas participações em "Gabriela", da Rede Globo. Os personagens Sinhazinha e Osmundo morrem no capítulo do dia 3 de agosto, sexta-feira. 
É a última cena dos dois, quando são flagrados por Jesuíno (José Wilker) no consultório do dentista. Maitê, vale informar, procurou o autor Walcyr Carrasco e, emocionada, declarou que "Gabriela" foi um dos seus melhores trabalhos.

Nova temporada

O "Fantástico", da Rede Globo, vem aí com a segunda temporada de "A História do Amor", série de Guel Arraes e Jorge Furtado. No ano passado, os protagonistas foram Daniel de Oliveira e Leandra Leal (os dois na foto acima). Agora, Daniel se junta à atriz Fernanda de Freitas, a Flavinha de "Tapas e Beijos". Irá ao ar em seis episódios.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates