sábado, 6 de agosto de 2016

TV brasileira fará a maior cobertura esportiva de todos os tempos

A TV brasileira fará dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a maior cobertura de um evento esportivo da história. A Rio 2016 será transmitida por três redes abertas (Globo, Record e Bandeirantes) e por 22 canais na TV paga. Juntas, as três redes nacionais exibirão cerca de 500 horas de competições e análises até o dia 21. Líder do segmento na TV por assinatura, o SporTV terá 16 canais no cabo e no satélite e 40 na internet. Transmitirá todas as competições ao vivo. Terá até um canal só para golfe, tiro esportivo e tênis de mesa.
A Globo vai rasgar sua tradicional grade de programação para se adequar à Olimpíada. Serão dez horas diárias, 160 no total, 100 delas ao vivo. "Sessão da Tarde", "Vale a Pena Ver de Novo" e "Malhação", por exemplo, ficarão do ar até o fim do evento. Até a tradicional novela das nove deixará de ser veiculada hoje (5), para dar lugar à cerimônia de abertura.
No Parque Olímpico, a emissora construiu um estúdio com 500 metros quadrados, três andares e vista para os centros esportivos. O local tem sido aproveitado por todos os telejornais de rede. Apresentadores baseados em São Paulo foram deslocados para trabalhar no local, como Sandra Annenberg e William Waack.
O investimento em mão de obra também foi forte: mais de 2.000 profissionais estão envolvidos diretamente com a cobertura da Olimpíada. Entre tantos, 40 profissionais se destacam: o chamado "Time de Ouro", composto por ex-atletas vitoriosos como Gustavo Borges, Daiane dos Santos e Hortência. Eles farão comentários sobre seus respectivos esportes.
A Record aposta em sua experiência na transmissão de grandes eventos esportivos, como Jogos Panamericanos e Olimpíada de Inverno, para oferecer um bom conteúdo a seu telespectador, mas vem com equipe e estrutura menores. Mais de 200 funcionários foram deslocados de São Paulo para o Rio de Janeiro para o trabalho na Rio 2016, e mais da metade deles teve que fazer o trajeto de ônibus para cortar custos. Ao todo, serão 1.200 profissionais mobilizados para a Olimpíada, 450 no Rio de Janeiro.
Na Band, a Olimpíada terá atenção total. A emissora é a que mais dará destaque aos Jogos: serão 200 horas de cobertura. A sede esportiva da emissora se deslocará para o Rio, onde também haverá um estúdio de vidro.
Ana Paula Padrão voltará ao jornalismo (atualmente no "MasterChef", ela faz parte da área de entretenimento) e será a apresentadora da cerimônia de abertura, ao lado de Ricardo Boechat e do jornalista e historiador especializado em olimpíadas Alvaro José. Ex-atletas também ajudam a compor o elenco, como Virna, Flávio Saretta e Marcelo Negrão. Téo José, Oliveira Andrade, Neto, Denilson, Ulisses Costa e Edmundo voltam a narrar e comentar futebol na emissora.
Com 14 horas de programação olímpica diária, a Band pretende chamar a atenção do telespectador com recursos tecnológicos nas imagens, como opções de câmera ultra lenta e cenas gravadas de helicópteros.

Cobertura total na TV paga

Com 22 canais dedicados ao esporte, a TV paga mostrará 100% da Olimpíada. Assinantes do SporTV terão 16 sinais na televisão e mais 40 canais online, que exibirão todas as competições. Em algumas operadoras, esses canais estarão abertos para todos os assinantes.
"O maior desafio é comunicar tudo isso. Ou seja, como orientar os assinantes a encontrarem as competições e atletas que eles desejam assistir, entre tantas possibilidades, tanto conteúdo à disposição. Estamos trabalhando nesse desafio desde o início do projeto olímpico [que começou a ser planejado em 2012]. Teremos um canal 24 horas ao vivo, o SporTV 4, que será o uma espécie de guia da programação. Ele fará um giro pelos outros 15 canais, mostrando o que tem de melhor no momento para o assinante", explica Bianca Maksud, diretora de marketing e produto dos canais esportivos da Globosat.
No SporTV, serão mais de 1.000 profissionais trabalhando para levar 4.000 horas de transmissões olímpicas para o telespectador, mas o exagero se destaca mesmo no time de comentaristas. A equipe soma 110 pessoas no total, ex-atletas brasileiros e estrangeiros que farão análises e participarão do programa É Campeão, contando suas trajetórias no esporte. Em atrações como o Bem Amigos, o SporTV usará o Estúdio Olímpico da Globo.
O Fox Sports também investiu em uma nova sede, na Barra da Tijuca, de onde levará conteúdo esportivo para toda a América Latina. Os novos estúdios do canal receberão jornalistas do México, da Argentina, do Chile e da Colômbia. Entre os brasileiros, serão 300 funcionários escalados para a cobertura da Rio 2016, entre eles Adriane Galisteu e os comediantes Antonio Tabet, Rafael Portugal e Gabriel Totoro.
Com três canais, a ESPN terá 500 funcionários de todo o mundo no Rio de Janeiro especialmente para trabalhar na Olimpíada - 50 deles são brasileiros que vão colaborar com análises e comentários de todas as modalidades dos Jogos.








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Ministério Público abre inquérito para investigar ocupação de TVs por igrejas

O procurador da República Sérgio Suiama instaurou um inquérito para investigar a ocupação de horários por igrejas nas grades das redes Record, Bandeirantes, RedeTV! e TV Gazeta. Suiama, que atua no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, quer saber se os espaços são arrendados ou se são tratados como publicidade ou como programação. O inquérito foi aberto com base em estudo da Ancine (Agência Nacional de Cinema) que revelou, em junho, que cultos, missas e pregações já tomam mais tempo nas grandes redes do que telejornais.
A legislação brasileira proíbe a locação de horários. A televisão, como uma concessão de serviço público, não pode ser subconcedida. Também por lei, as redes não podem superar 25% do tempo que ficam no ar com publicidade.
As emissoras não admitem oficialmente que vendem horários para igrejas. Elas preferem tratar a cessão de espaço como "coproduções", o que caracteriza programação e não é ilegal. Mas, reservadamente, seus executivos confessam que a cessão de espaço às igrejas não é gratuita e que, muito pelo contrário, o púlpito eletrônico é uma das principais fontes de receitas. Na crise, com a queda dos investimentos dos grandes anunciantes e redução de programas de televendas, as igrejas se tornaram ainda mais importantes.
Na Record, a Igreja Universal do Reino de Deus aporta mais de R$ 500 milhões por ano, um quarto do faturamento declarado da rede de Edir Macedo (foto). Em junho, a RedeTV! cortou uma hora de um telejornal vespertino que havia acabado de estrear para exibir conteúdo da Universal. O espaço foi vendido por cerca de R$ 2,5 milhões mensais e salvou algumas dezenas de empregos.
De acordo com o estudo da Ancine, o tempo tomado pelas igrejas na TV cresceu 55% de 2012 para o ano passado. Em 2015, de cada cem minutos de programação de TV aberta, 21 foram estrelados por padres e pastores. Nessa mesma comparação, os telejornais ocuparam 13 de cada cem minutos de transmissão de TV no ano passado. Em algumas emissoras, como na CNT, as igrejas ocupam até 90% do espaço. Na RedeTV!, quinta maior rede do país, o conteúdo religioso é o principal segmento de programação _ocupa 43,4% da grade. O SBT é a única emissora que não tem programação religiosa.
O procurador Suiama excluiu a CNT e a Rede 21 do inquérito porque essas emissoras já são alvo de uma ação civil pública, protocolada no final de 2014, pedindo a cassação das concessões. Suiama já enviou questionários às emissoras e requisitou documentos, como contratos. Dependendo do resultado da apuração, o inquérito poderá virar uma ação na Justiça Federal.
Procuradas pelo Notícias da TV, Record, Band e Gazeta preferiram não se pronunciar. A RedeTV! enviou a seguinte nota:
"A RedeTV!, assim como o Brasil, é laica em sua programação, transmitindo programas de diversas Igrejas evangélicas e a missa da Catedral da Sé da Igreja Católica, dentre outras. Seus programas discutem abertamente temas de todas as religiões, do espiritismo, do candomblé e de qualquer outra motivação religiosa. Entende que como agente de comunicação não tem o direito, nem a vontade, de cercear ou discriminar qualquer manifestação religiosa, garantindo a mais ampla liberdade de expressão.
Programas religiosos existem em todos os países democráticos, sendo vistos por milhões de telespectadores. No Brasil, as coproduções, religiosas ou não, são agentes fundamentais na garantia da pluralidade das comunicações.
A RedeTV! respeita integralmente toda a legislação do setor e sempre esteve à disposição para prestar qualquer esclarecimento."








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Rede Globo chega a ter audiência até 50% maior na GfK do que no Ibope

Dados e acessos inéditos às medições de audiência em tempo real em São Paulo, tanto do Ibope quanto da GfK, mostram diferença de até 50% entre as medições em alguns horários do dia.
Conforme esta coluna antecipou no ano passado, há muita diferença entre as medições em algumas faixas, que varia de 10% até 50%, segundo acompanhamento em tempo real -- das duas medições-- feito pela coluna esta semana.
No início da madrugada desta terça (2), por exemplo, enquanto o Ibope dava liderança isolada à TV Bandeirantes e seu "Masterchef" (Grande SP), com 8,9 ponto, a TV Globo vinha como vice com apenas 6,9 pontos.
Só que na medição GfK, no mesmo momento, a Globo tinha 10,3 pontos e era justamente a Band que vinha em segundo, com 9,7 pontos
Trata-se de uma grande diferença, pois o Ibope aqui registrou 49,2% menos pontos para a Globo, deixando-a em segundo lugar. Ou seja, quase 50% menos. No GfK, porém, a Globo era líder isolada e a Band é que era segunda colocada.
Outro exemplo: última segunda-feira à tarde, às 14h23m, enquanto a Globo marcava 9,4 pontos no Ibope com o "Vídeo Show", no GfK ela marcava 11,8 (ou 25% mais que a medição concorrente).
Essa diferença vem se repetindo em outras faixas horárias, inclusive nas manhãs, e, embora ainda não haja uma massa de dados compilados, já é possível afirmar que há diferenças significativas entre as duas medições também na média das 24 horas do dia, ou em praticamente todas as demais faixas e dias, independentemente do recorte.
No caso do SBT também os registros do GfK mostram audiência maior que o apurado pela Kantar Ibope atualmente.
No caso da RedeTV!, em alguns minutos observados, o resultado da GfK chega a ser quase o dobro do medido pela Kantar Ibope.
Uma das hipóteses para GfK e Ibope não falarem a "mesma língua" é que há diferenças de metodologia entre as empresas; outra hipótese pode se dever ao fato de o GfK, durante o acompanhamento feito pela coluna, estar mensurando aproximadamente 150 domicílios a mais que o Ibope na Grande SP. Pode não parecer muito, mas isso sempre pode trazer novidades ou indicar novos comportamentos.









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Xuxa topou fazer campanha da Netflix em troca de doação para sua fundação

Xuxa (foto) não recebeu um cachê por sua participação na campanha da Netflix para promover a série “Stranger Things” no Brasil.
A apresentadora topou participar da publicidade contanto que o serviço de vídeos sob demanda fizesse uma doação para sua Fundação Xuxa Meneghel, em um valor abaixo do que normalmente ela costuma cobrar por essa exposição de sua imagem (no mercado, seu cachê não sai por menos de R$ 500 mil).
A ideia é que a Fundação Xuxa Meneghel e a Netflix façam novas parcerias.
No vídeo da Netflix, Xuxa aparece com o visual anos 80 de seu antigo programa infantil, lendo uma carta fictícia da personagem de Winona Ryder no seriado.








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A Turner quer dominar a TV argentina, e pode conseguir

O grupo americano de Ted Turner está em uma verdade ofensiva para conseguir abocanhar um gorda fatia do mercado de TV na Argentina.
A Turner pretende comprar os direitos de transmissão do evento que mais rende audiência entre os argentinos: o futebol. Sim, eles são loucos pela bola rolando nos gramados.
O grupo também pretender comprar um dos principais canais de TV da Argentina, a Telefe. A Turner quer comprar o canal do grupo Telefônica e precisa da autorização do governo argentino para realizar o negócio.
Para comprar o futebol, a Turner já conseguiu a autorização do governo local para fazer uma proposta pelos direitos de transmissão.
O presidente argentino Mauricio Macri chegou a se reunir com Ted Turner no final de julho para discutir os assuntos.
Nesta semana, as negociações avançaram. Já há propostas na mesa.
Um dos pontos centrais para Turner foi a obtenção de um compromisso do governo sobre a segurança jurídica que esse investimento pode ter um futuro. Para o governo argentino é importante a Turner se comprometer a manter as transmissões do futebol livres (sem cobranças) para o público até 2019.
Se tudo der certo, a Turner pode cuidar de transmissões do futebol argentino a partir de em janeiro de 2017
Ainda falta chegar no acordo de quanto os clubes de futebol vão receber por esses direitos. Qual a fatia do bolo que será repassada para os times?
Essa já é uma outra briga.








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Cerimônia de abertura da Olimpíada na TV Globo marca 38 no Rio de Janeiro e 30 em São Paulo

A cerimônia de abertura da Olimpíada, no ar das 20h à 0h05m, rendeu à TV Globo 38 pontos no Rio de Janeiro e 30 em São Paulo, nesta sexta-feira, 5, segundo dados prévios divulgados pelo Ibope. Em São Paulo, foi a maior audiência de uma cerimônia de abertura desde os Jogos de Atlanta, em 1996.
Nessa faixa, Record e Bandeirantes, que também exibiram o evento, ficaram com sete e três pontos respectivamente (SP). No Rio, as emissoras marcaram oito e dois pontos. O SBT, que no horário levou ao ar parte do "SBT Brasil", "Cúmplices de um resgate", "Carrossel", "A garota da Moto", "Programa do Ratinho" e o início da "Tela de Sucessos", cravou nove em São Paulo e sete no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, o índice da Globo foi seis pontos maior do que o registrado na faixa às sextas-feiras entre junho e julho. No Rio de Janeiro, o crescimento foi de 12 pontos.
Na cerimônia de abertura da Olimpíada de Londres, em 2012, a Record exibiu com exclusividade e alcançou nove pontos em São Paulo.








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TV Globo ficou satisfeita com a audiência da cerimônia de abertura da Olimpíada no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a transmissão teve média de 38 pontos no Ibope. Em São Paulo, 28 pontos. Isso significa uma performance 30% superior aos meses de junho e julho no mesmo horário.








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Fábio Porchat grava piloto de atração na Rede Record

Fábio Porchat (foto) começa a gravar semana que vem os primeiros testes de luz e pilotos de seu novo programa na Rede Record. O cenário está quase pronto e deve seguir os moldes tradicionais do formato de "late show": uma mesa, poltronas para os convidados e palco para a banda. Tudo terá tons escuros. Porchat usará terno. O grupo musical que acompanhará as entrevistas do "Programa do Porchat" também foi definido: será o Pedra Letícia, de Goiás, especializado em rock engraçado. Um humorista de stand up, Paulo Vieira, também foi contratado para a equipe. Os esforços da Record agora se concentram em achar o primeiro convidado.
A chegada do "Programa do Porchat", aliás, forçará a mudança do estúdio do "Domingo Show". Como o talk show passará a ser gravado no estúdio K, a atração de Geraldo Luís será transferida para o teatro da Record. 








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Gugu é dúvida na programação da Rede Record em 2017

A direção da Rede Record tem se empenhado para decidir, o mais rápido possível, quais produtos irão integrar a sua grade no ano que vem.
E apesar das boas possibilidades da nossa economia iniciar sua recuperação em 2017, ainda assim a ordem é não dar passo nenhum maior que a perna.
Programas de temporada, como "Power Couple", "Batalha dos Confeiteiros", "Troca de Família" e "A Fazenda" só serão autorizados a dar o "start" em suas produções depois de terem seus orçamentos concluídos e aprovados.
Ainda na área do entretenimento, entre o que já existe de fixo na grade, apenas o Gugu (foto) passa a ser grande dúvida, apesar de ser o de maior sucesso atualmente, sempre se colocando entre as cinco melhores audiências da casa.
Isso se deve a uma renovação de contrato pela frente -- um assunto que deve começar a ser tratado desde já porque o compromisso atual se encerra em dezembro.








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Venda do RecNov não é confirmada

Não existe esse papo da TV Record ter colocado o RecNov à venda, como chegou a ser comentado no circuito Rio de Janeiro – São Paulo. Foi invenção de alguém.
Até porque o RecNov não existe mais. Como alguém pode vender alguma coisa que não existe?
Todo o complexo de estúdios que a Record construiu e mantinha em Vargem Grande, no Rio, irá funcionar sob a responsabilidade da Casablanca até 2021.
E este contrato se renovará automaticamente, sempre de cinco em cinco anos, caso nenhuma das partes se oponha.








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sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Ibope consolidado quinta-feira (05/08/2016) na Grande São Paulo

Média-dia (7h - 23h59m): 17.1 pontos
Programa Pontos Horário Posição
Hora Um 06 pontos 5h - 6h 1º
Bom Dia Brasil 11 pontos 7h30m - 9h20m 1º
Mais Você 08 pontos 9h20m - 10h30m 1º
Bem Estar 07 pontos 10h30m - 10h55m 1º
Encontro com Fátima Bernardes 08 pontos 10h55m - 12h05m 1º
Jornal Hoje 11 pontos 13h20m - 14h10m 1º
Vídeo Show 10 pontos 14h10m - 15h10m 1º
Olimpíada Rio 2016 17 pontos 15h10m - 18h25m 1º
Êta Mundo Bom! 30 pontos 18h25m - 19h20m 1º
Haja Coração 28 pontos 19h35m - 20h30m 1º
Jornal Nacional 27 pontos 20h35m - 21h50m 1º
Velho Chico 31 pontos 21h50m - 22h45m 1º
Chapa Quente 24 pontos 22h45m - 23h25m 1º
Liberdade, Liberdade 22 pontos 23h25m - 23h55m 1º
Jornal da Globo 10 pontos 23h55m - 0h45m 2º
Programa do Jô 06 pontos 0h45m - 1h35m 1º

Média-dia (7h - 23h59m): 7.1 pontos
Programa Pontos Horário Posição
Balanço Geral Manhã 03 pontos 6h - 7h30m 2º
SP no Ar 06 pontos 7h30m - 8h55m 2º
Fala Brasil 06 pontos 8h55m - 10h 2º
Hoje em Dia 05 pontos 10h - 12h 3º
Balanço Geral SP 08 pontos 12h - 14h45m 2º
Amor e Intrigas 07 pontos 14h45m - 15h15m 2º - SBT
Chamas da Vida 05 pontos 15h15m - 15h45m 3º
Olimpíada Rio 2016 03 pontos 15h45m - 17h55m 4º
Cidade Alerta 08 pontos 17h55m - 19h35m 2º - SBT
Escrava Mãe 10.5 pontos 19h35m - 20h40m 2º
A Terra Prometida 15 pontos 20h40m - 21h45m 2º
Jornal da Record 09 pontos 21h45m - 22h40m 3º
Câmera Record 07 pontos 22h40m - 23h35m 3º
Repórter Record Investigação  05 pontos 23h35m - 0h30m 3º
Olimpíada Rio 2016 03 pontos 0h30m - 1h15m 3º

Média-dia (7h - 23h59m): 6.8 pontos
Programa Pontos Horário Posição
Primeiro Impacto 02 pontos 6h - 7h 3º
Mundo Disney 4.5 pontos 8h30m - 10h30m 3º
Bom Dia & Cia 07 pontos 10h30m - 14h15m 3º
Fofocando 04 pontos 14h15m - 15h15m 3º
Casos de Família 07 pontos 15h15m - 16h20m 2º
Mar de Amor 07 pontos 16h20m - 17h20m 2º
Abismo da Paixão 08 pontos 17h20m - 18h30m 2º
Meu Coração é Teu 08 pontos 18h30m - 19h45m 3º
SBT Brasil 6.5 pontos 19h45m - 20h30m 3º
Cúmplices de Um Resgate 12 pontos 20h40m - 21h15m 3º
Carrossel 12 pontos 21h15m - 21h40m 3º
A Garota da Moto 10.5 pontos 21h40m - 22h30m 2º
Programa do Ratinho 09 pontos 22h30m - 23h20m 2º
A Praça é Nossa 8.5 pontos 23h20m - 0h50m 2º
The Noite 05 pontos 0h50m - 1h55m 2º
Jornal do SBT (noite) 03 pontos 1h55m - 2h40m 2º
Okay Pessoal 02 pontos 2h40m - 3h40m 2º

Média-dia (7h - 23h59m): 2.7 pontos
Programa Pontos Horário Posição
Café com Jornal 01 ponto 7h30m - 9h30m 4º
Jogo Aberto 03 pontos 11h05m - 13h 4º
Os Donos da Bola 03 pontos 13h - 15h 4º
Olimpíada Rio 2016 05 pontos 15h - 17h55m 3º
Brasil Urgente 05 pontos 17h55m - 19h20m 4º
Jornal da Band 04 pontos 19h20m - 20h25m 4º
Sila: Prisioneira do Amor 3.5 pontos 20h25m - 21h25m 4º
Olimpíada Rio 2016 02 pontos 22h25m - 0h40m 4º
Jornal da Noite 0.6 ponto 0h40m - 1h25m 4º

Média-dia (7h - 23h59m): 0.6 ponto
Programa Pontos Horário Posição
Melhor Pra Você 0.5 ponto 9h30m - 12h 5º
A Tarde é Sua 02 pontos 15h - 17h 5º
RedeTV! no Rio 2016 0.1 ponto 18h - 19h15m 8º
RedeTV News 0.8 ponto 19h15m - 20h30m 5º
TV Fama 01 ponto 21h40m - 22h50m 5º
Documento Verdade 01 ponto 22h50m - 0h10m 5º

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