quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Político, novo diretor da Rede Globo terá de renovar e enfrentar declínio

noname14 e1348083817453 Político, novo diretor da Globo terá de renovar e enfrentar declínio
O anúncio de que o jornalista Carlos Henrique Schroder (foto), 53 anos, é o novo diretor-geral da Rede Globo não surpreendeu os profissionais mais atentos aos movimentos da emissora. O gaúcho vinha sendo preparado desde 2008, fazendo cursos.
A notícia também não foi festejada. Não só porque ele substitui Octavio Florisbal, 72 anos, que é um gentleman. Em muitos setores da Globo, teme-se que Schroder imprima à sua gestão uma linha-dura, aumentando o controle sobre programas, que poderão ficar mais caretas.
Schroder é um jornalista de bastidores, de gestão de equipes e produção. Sua habilidade política é apontada como a principal característica a fazê-lo sucessor de Florisbal.
Os maiores desafios de Schroder serão renovar a cúpula da Globo e impedir o declínio diante de uma concorrência mais forte, agressiva e fragmentada.
Embora se mantenha líder isolada, muito poucas vezes ameaçada, a Globo assistiu nos últimos anos a uma perda sem precedentes de pontos no Ibope — alguns migraram para a Rede Record; outros, para a TV paga, para a internet e para o DVD. E, pela primeira vez, se viu sem um grande evento, a Olimpíada de Londres.
A renovação se faz necessária, porque são raros hoje os profissionais com menos de 60 anos nos primeiro e segundo escalões da emissora. Vários têm mais de 70.
No primeiro escalão estão os diretores-gerais de áreas (jornalismo e esportes, comercialização, entretenimento e engenharia). No segundo, os diretores de centrais (jornalismo, esportes, produção, recursos artísticos, recursos humanos etc).

Marinho na sucessão

Nos bastidores da Globo, há quem aposte que o fato de ser o mais novo dos diretores-gerais de áreas também pesou para que Schroder fosse o escolhido para a direção-geral. Isso permitirá que ele fique no cargo de 10 anos a 15 anos.
É quase unanimidade na Globo que Schroder entregará o cargo para um Marinho. O mais cotado atualmente é Roberto Marinho Neto, nomeado na última segunda-feira diretor de projetos especiais. Ele vem sendo preparado para isso.
A permanência de Schroder no cargo pode depender de como ele será aceito pela cúpula da Globo. E a expectativa de que ele poderá promover aposentadorias, mesmo que lenta e gradualmente, não ajuda muito.
O "agregador" Florisbal, antecessor de Schroder, optou por não renovar os executivos da emissora. Não houve mudanças nos dez anos em que ele ficou no cargo —  apenas a promoção de alguns, de diretores de centrais a diretores-gerais de áreas.
A última grande renovação ocorrida na Globo se deu no final dos anos 1990, por Marluce Dias da Silva. Para muitos, a troca de "diretores artistas" por "diretores varejistas" (Marluce vinha da Mesbla) foi um desastre, tanto que a companhia passou por seu pior momento financeiro e teve de vender empresas (Net, Sky) e concessões de TV (TV Tem, entre outras) para se livrar de dívidas contraídas em dólar pré-maxidesvalorização do Real (1999).
Além de hábil politicamente, Schroder é visto como equilibrado e inteligente, mas introspectivo e de domínio limitado ao jornalismo — ele não é um expert em teledramaturgia e programação nem em mercado publicitário.
Oficialmente, Schroder assume em 1º de janeiro.


"SBT elegerá o maior time brasileiro de todos os tempos

SBT SBT elegerá maior time brasileiro de futebol de todos os tempos
Às 05h59min: Depois de escolher a maior personalidade brasileira de todos os tempos, o SBT irá promover a eleição do maior time nacional. O programa poderá ir ao ar ainda neste ano, com apresentação de Carlos Nascimento.
A emissora já abriu em seu site a votação para o telespectador. Cada pessoa (ou CPF) pode votar uma única vez.
Os planos da emissora são repetir o processo que resultaram no programa "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos", no ar até o dia 3.
Após atingir 1 milhão de votos, a emissora irá apresentar dois programas com os cem clubes mais votados. Os 12 finalistas se enfrentarão em chaves como numa Copa do Mundo. A cada duas semanas, dois clubes disputam a preferência do público. Os três últimos "sobreviventes" se enfrentam em uma final.
O programa se chamará "O Maior Time Brasileiro de Futebol de Todos os Tempos".

Aguinaldo Silva diz que caminha para portal de saída


Autor de "Fina Estampa", Aguinaldo Silva (foto) publicou ontem no Twitter notas em que sugere que pode deixar a TV Globo. Primeiro, Silva lembrou que faltam apenas cinco semanas para o fim de "Avenida Brasil". "Depois da Glória [Salve Jorge] vem o Valci [Walcyr Carrasco], depois o Manoel Carlos... Novelas forever gente, pra sempre", emendou. E finalizou quase com uma despedida (ou ameaça): "Enquanto eu caminho, do modo mais elegante possível, em direção à porta sobre a qual está escrita a palavra 'saída'..."

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates