quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Discovery aborda 'lado B' da exploração do pré-sal

http://www.imagensgratis.com.br/imagens/original/imagem-da-discovery-channel.jpg
Desde que foi anunciado o imenso campo de petróleo do pré-sal, a 300 km da costa brasileira, ele se tornou uma espécie de novo grito de independência do país. O que pouco se vê é uma análise científica e apolítica do que significa tentar tirar esse óleo a sete quilômetros de profundidade, depois de escavar outros dois quilômetros de sal.
É isso que o canal Discovery em parceria com a produtora Mixer pretenderam na montagem de "O Desafio do Pré-Sal", uma produção nacional supervisionada pela Discovery Networks Latin America/US Hispanic (assista ao vídeo de lançamento do documentário, até agora inédito).
Especialistas, engenheiros, cientistas e ambientalistas foram ouvidos durante meses pela equipe do canal. O documentário recria aquele habitat sumarino com animações de alta qualidade e definição, tentando explicar ao telespectador comum o que está em jogo na exploração da maior reserva petrolífera achada no mundo em mais de uma década.
Ao contrário de outras produções ufanistas (como a da TV Brasil), o "Desafio do Pré-Sal" do Discovery também vai mostrar que a empreitada deverá custar não só destruição e poluição a um imenso habitat marinho, mas também o risco às vidas humanas que estarão no meio do complexo processo de se atingir nove mil metros de profundidade em mar aberto e extrair petróleo de lá
A estimativa da Petrobras é que existam mais de 50 bilhões de barris. Do ponto de vista geológico, esse petróleo deve estar depositado lá há mais de 100 milhões de anos.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates