sexta-feira, 19 de março de 2010

Belo recebe 'perdão judicial' e, agora, é um homem livre

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/146_1837-alt-belox.jpg
A juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio, concedeu, na última segunda-feira, um indulto a Marcelo Pires Vieira, o pagodeiro Belo, preso em 2002 por envolvimento com o tráfico de drogas. Com esta espécie de “perdão judicial”, a partir de agora, Belo sai do livramento condicional e passa a ser um homem completamente livre.
Antes da assinatura da juíza, o pedido de indulto passou pelo Conselho Penitenciário e pelo Ministério Público. Como ambos foram favoráveis, faltou apenas a decisão judicial, que acabou saindo no início desta semana.


http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/146_1836-alt-belo1x.jpg
Durante o tempo em que cumpriu pena (parte em regime semiaberto e parte em regime fechado) Belo nunca cometeu uma falta grave. Por isso, preenchia todos os requesitos que a lei exigia para receber este indulto, que é uma extinção da punibilidade.
A coluna conversou ontem com Sandra Almeida, advogada de Belo nos últimos 5 anos. Foi ela quem deu a notícia ao pagodeiro. “Ele chorou muito ao receber a notícia. No dia seguinte, quando o encontrei, ele era uma pessoa com outro semblante”, conta.
Por meio de sua assessoria, Belo disse que prefere não se pronunciar ainda sobre o assunto. Veja no quadro abaixo o que muda na vida dele com esta decisão judicial.
Belo foi condenado, no dia 30 de dezembro de 2002, a 6 anos de prisão, com direito de aguardar o julgamento do recurso em liberdade.

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2010/03/146_1836-alt-belo2x.jpg
O Ministério Público, então, apresentou recurso e os desembargadores da 8 Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio aumentaram a pena do cantor para 8 anos e expediram novo mandado de prisão, em dezembro de 2003.
As suspeitas envolvendo Belo com traficantes surgiram a partir de grampos telefônicos, que revelaram conversas entre ele e Waldir Ferreira, o Vado, apontado como gerente do tráfico na favela do Jacarezinho. Na conversa, o homem pede a Belo R$ 11 mil para comprar o que chamava de “tecido fino”, que seria, segundo a polícia, uma gíria para cocaína. Belo pedia em troca um “tênis AR”, que seria, ainda de acordo com a polícia, um fuzil AR-15.

O QUE MUDA NA VIDA DE BELO

Sem horário

Em liberdade condicional, Belo não podia ficar na rua após as 23h. Qualquer saída dele à noite precisava de uma autorização especial da Justiça. Agora, Belo só vai ter que dar satisfações a Gracyanne Barbosa, a dona patroa.

Shows livres

O empresário do cantor precisava de uma autorização da Justiça para marcar todo e qualquer show do cantor. Aqueles que acontecessem fora do estado eram os mais burocráticos. Ainda assim, a agenda de shows dele era repleta. Mesmo no período em que ficou em regime fechado, Belo sempre foi um dos artistas mais executados nas rádios de todo o país.

Viagem ao exterior

Belo era proibido de fazer viagens internacionais. A partir de agora, se ele quiser, ele pode dar a volta ao mundo.

Fonte: Retratos da Vida - Extra Online (Leo Dias)
Share:

Um comentário:

  1. Será que agora Belo se muda para São Paulo? Mesmo completamente livre não fica um medinho de que a coisa complique novamente?

    ResponderExcluir

Blog Archive

Blogger templates