Ambientada nas margens do rio São Francisco, a novela “Velho Chico”, próxima das 21h da Rede Globo, começa nos anos 1960 com uma guerra entre duas famílias produtoras de algodão.
O conflito tem início quando o coronel Jacinto (Tarcísio Meira), que comanda a política e a economia na fictícia Grotas de São Francisco, quer tomar um terreno do vizinho Capitão Rosa (Rodrigo Lombardi).
Jacinto morre e Afrânio (Rodrigo Santoro na foto acima), seu filho, terá de assumir a posição do pai. Viajando pelo Nordeste para conhecer os aliados, engravida Leonor (Marina Nery), de família humilde, e é obrigado “no facão” pelo pai dela a se casar.
Assim nasce Maria Tereza, interpretada na idade adulta por Camila Pitanga. Ela viverá a grande história de amor proibido do folhetim ao se apaixonar por Santo (Domingos Montagner), criado pela família rival dos Rosa. O casal se conhecerá em uma procissão para São Francisco de Assis, nas margens do rio.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, a novela, sucessora de “A Regra do Jogo”, deve estrear em março. As gravações começaram nesta semana, no Nordeste.