O Ministério das Comunicações corre contra o tempo para não ter de adiar novamente o início do desligamento do sinal analógico de TV no Brasil. Segundo fontes do MC, ainda cerca 20% de domicílios da Região de Rio Verde, em Goiânia, (escolhido para o início do desligamento analógico) ainda não possuí a capacidade de receber o sinal digital de TV.
Um dos problemas é que nessa época do ano as pessoas costumam viajar, e fica difícil encontrar moradores nas residências.
Rio Verde deveria ter iniciado do "apagão" analógico no dia 29 de novembro, data do cronograma do Ministério das Comunicação. O problema que faltavam 32% dos domicílios da região para atingir a meta de 93% de casas com possibilidade de receber sinal digital. Só com esse percentual pode ser realizada a conversão de sinais. Por isso o apagão foi adiado.
A nova data para o início do desligamento da TV analógica é dia 15 de fevereiro.
Ao longo de 2016, o desligamento será feito em grandes capitais: Brasília (3 de abril), São Paulo (15 de maio), Belo Horizonte (26 de junho), Goiânia (28 de agosto) e Rio de Janeiro (27 de novembro).