Toda e qualquer obra da dramaturgia tem uma linha central e outras secundárias, com funções essenciais, mas sem nunca superar a importância da principal.
É uma prática ou conduta de trabalho de muito tempo, no teatro e cinema, que só veio a ser contrariada, em tempos mais recentes, pela produção de novelas no Brasil.
Nada contra, nem mesmo a favor, apenas a simples constatação que várias novelas acabaram se desviando de um foco central e dando lugar a um auxiliar, por rejeições constatadas na audiência ou nos grupos de discussão realizados.
Como obra aberta, isto é perfeitamente possível e aceitável. Não há porque insistir em algo em não está encontrando boa aceitação por parte do público.
É uma prática que se tornou tão frequente que hoje essas mudanças têm acontecidos em praticamente em todas as novelas da Globo.
"A Regra do Jogo", atualmente em cartaz e que ainda nem chegou a sua metade, já passou por algumas dessas situações e a maioria das pessoas nem se tocou. Méritos ao seu autor. Primeiro por saber mexer e depois por saber mexer bem. Não por acaso existiram crescimentos na sua audiência.