sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Natgeo exibe documentário em memória do Polvo Paul


http://t.i.uol.com.br/tecnologia/2010/07/14/povo-paul-1279114518772_615x300.jpg
Os fãs do molusco mais famoso de todos os tempos podem matar saudade amanhã à noite, no NatGeo. O canal pago exibe às 18h um documentário de duas horas de duração sobre polvos -- em especial sobre a fantástica saga e curta vida do Polvo Paul (2008-2010).
Paul, conhecido como o "polvo profeta", nasceu em algum dia desconhecido de 2008 na ilha italiana de Elba. Lá. foi capturado e levado para o Sea Life Centre, aquário de Oberhausen, na Alemanha. Não se sabe ao certo se foi sua tratadora, Verena Bartsch, 22, quem teve a ideia de, num belo dia, colocar duas fotos em duas caixas diferentes e fechadas dentro do habitat de Paul, contendo mexilhões (alimento preferido desses moluscos) -- e decidir que o primeiro mexilhão devorado seria sua "profecia".
O fato é que, embora o animal marinho tenha errado dois de seis resultados já na Euro-2010, durante a Copa da África esse invertebrado se revelou mais competente que bípedes humanos que se autodenominam "videntes", como Mãe Dinah e Robério de Ogum.
Paul, polvo da espécie Octopus vulgaris, acertou os oito jogos em que foi posto à prova: os sete jogos da Alemanha e mais a final entre Espanha x Holanda.
A glória definitiva se deu no dia 11 de julho, quando TV’s e sites de vários países fizeram plantão não no estádio Soccer City, na cidade de Joanesburgo, palco da final da Copa, mas sim na porta do aquário de Oberhausen, à espera de uma declaração oficial da instituição: o polvo acabara de acertar também o resultado da final, tornando-se um mito. Sim, um mito faminto, gosmento e cabeçudo, mas que passaria a atrair multidões até o dia de sua morte, no último dia 26 de outubro.
Um dia depois de sua morte, esta coluna Ooops! prestou tributo a Paul, inclusive com a execução da marcha fúnebre de Chopin (Sonata para piano Nº 2 em si bemol menor, Op. 35). Não acredita? Então clique aqui.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates