segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cuidado com as notícias plantadas por blogs sobre audiências prévias de algumas novelas exibidas na nossa tv


Tem blogs por aí fornecendo informação para os seus leitores totalmente erradas.
Sem citar nomes, tem um que já por duas semanas seguidas, deu índices de novelas totalmente fora da realidade.
Só para dar exemplos, "Ti-Ti-Ti" e "Passione" nessa sexta-feira, segundo esses blogs, marcaram médias de 36 e 41 pontos, recordes de audiência numa sexta-feira. Só que a nota estava totalmente errada.
Infelizmente, muitos desses blogs, para não perder leitores e ter o que divulgar, acabam inventando números.
E esse papo de que no consolidado, os números mudam é papinho pra boi dormir. A variação é de 2 pontos para mais ou para menos. E as vezes o que a prévia dá, o consolidado confirma.
Só para se ter uma ideia, nessa sexta (5), "Ti-Ti-Ti" e "Passione" marcaram 28 e 36 pontos, respectivamente.
O Ibope de forma inteligente, excluiu algumas contas de real time. Fez isso porque muitos blogs estavam divulgando quase em tempo real os números minuto a minuto fornecidos pelo instituto, números esses que só caberiam as emissoras ter, já que esses números são base para elas entrarem no comercial ou não.
Muitos espertinhos donos dessas contas repassavam esses números para donos de fóruns e blogs sobre tv, e esses saiam divulgando os números diretos.
Se eles divulgassem só as prévias dos programas, até aí seria interessante, mas ficar falando de números a cada minuto, até é ruim para quem entra no blog e quer ler algo sobre televisão. O que conta para o mercado é a audiência total do programa e não os picos isolados de liderança.
Esse blog desde a sua criação, teve o compromisso com você de não fornecer os números minuto a minuto. Já me foi até oferecido o acesso a esses números para que eu pudesse divulgar, mas neguei porque não é esse o interesse dos leitores, que buscam aqui notas verdadeiras e com credibilidade.
Tudo o que você leêm aqui, são confirmadas a cada clique no título da postagem, que direciona o leitor a nota original da notícia.

Ricardo Sandes (criador e editor do blog)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates