terça-feira, 1 de dezembro de 2009

"Apagão" de audiência opõe TV Record, Ibope e telefonia celular

http://www.ibope.com.br/imagens/logotipo_ibope.gif
A medição de audiência em tempo real voltou a falhar no domingo na Grande SP. É o quarto dia em que o serviço tem problemas em uma semana. Os dados -que servem para as emissoras esticarem ou encurtarem atrações ao vivo- chegaram a apresentar até 15 minutos de atraso.
O Ibope diz que os problemas decorrem de falhas no sistema de transmissão dos dados dos domicílios ao instituto, feita por telefonia celular. Em nota, porém, as operadoras TIM e Vivo negam haver falhas.
"A interrupção no "real time" pode acontecer por uma única razão: problemas de transmissão", diz Dora Câmara, diretora do Ibope. "Nós não temos dúvida disso. O sistema está instável desde o apagão [dia 10]. Quando a instabilidade se traduz numa recepção de dados inferior a de 450 domicílios [no total, são 750], temos que interromper o serviço."
A divergência entre o Ibope e as empresas de telefonia foi alvo de uma reportagem do "Domingo Espetacular" (Record). O texto sugere que o apagão da audiência serve para esconder índices e favorecer a Globo.
A Record suspendeu a divulgação do ibope de sua programação, mas não tomou nenhuma medida formal. Ela pode pedir a checagem das medições do instituto, que são anualmente auditadas pela Ernst & Young, contratada em conjunto pelas agências de publicidade e emissoras de televisão.

Fonte: Ilustrada - Folha de S. Paulo

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates