quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Discussão sobre o Ibope é velha e inconsequente

http://www.ibope.com.br/imagens/logotipo_ibope.gif

Ninguém deve se iludir ou imaginar que o serviço prestado pelo Ibope, no caso da televisão, tem como prioridade fazer chegar ao público informações sobre o comportamento das emissoras. Quem está se saindo melhor e quem não está. Isso não existe, e nunca existiu. Tanto que, por cláusula contratual entre as partes, não é permitida a nenhuma TV a divulgação desses números. Quando há interesse, o vazamento acontece, mas sempre por debaixo do pano. Os índices de audiência coletados servem, isto sim, para balizar os serviços do mercado publicitário e determinar de uma maneira que se entende a mais coerente, para o destino das melhores e mais diversas verbas. E as 30 ou 40 maiores agências do país confiam plenamente nas informações fornecidas pelo Ibope, até pela inexistência de um outro instituto de pesquisas confiável. Já tivemos, a bem da verdade, inúmeros casos inexplicáveis ao longo do tempo. A elevada audiência da Globo no recente apagão, aqui levantada, foi apenas a penúltima delas. É complicado entender como uma única empresa pode ser responsável por uma tarefa tão importante e há tanto tempo. Hoje é a Rede Record quem aparece indignada com a questão, como em outras ocasiões foram a Bandeirantes e o SBT - que até ensaiou criar uma empresa - Datanexus - para levantar ou questionar os números da concorrente. Silvio Santos, depois de bancar a montagem, rapidamente acabou com ela. Não sei, sinceramente, até quando a Record pretende seguir nesta batalha, mas há quase uma certeza que toda essa gritaria de agora será só mais uma, e em nada irá alterar a atual ordem das coisas.

Racha

http://revistaonline.files.wordpress.com/2009/01/record_logo1.jpg
http://www.ibope.com.br/imagens/logotipo_ibope.gif

Informação segura: toda essa questão do Ibope e os manifestos feitos contra este instituto, não alcançaram unanimidade entre os diretores da Rede Record.
Há os que se referem ao episódio como lamentável besteira e num momento bem inoportuno. Ou no instante em que a emissora mais precisa do apoio do mercado comercial.

Novo programa do Justus

http://virgula.uol.com.br/djalmajorge/media/imagens/blog/roberto-justus.jpg
A notícia veio de fora e a confirmação ainda não existe, mas já é possível apostar que o novo programa do Roberto Justus no SBT será o "The Rebel Bilionaire", formato da Fox, a mesma que já distribui o "Troca de Família" e o "Mudando de Vida", ambos da Record. Evidente que o título por aqui será outro. "The Rebel Bilionaire" já foi exibido no Brasil pelo canal People+Arts, apresentado por Richard Branson, fundador do grupo Virgin. Em sua sinopse, o programa é descrito "como um reality show, no qual o milionário aventureiro Richard Branson busca um substituto no mundo dos negócios". Trata-se de um formato muito próximo do conhecido "O Aprendiz". A diferença é que além das disputas de negócios, também são realizadas provas radicais. Maiores detalhes no encontro com a imprensa que o SBT vai promover na próxima terça-feira.

Novo desfalque

http://audienciadatv.files.wordpress.com/2009/08/band_logo_hd.jpghttp://www.innx.tv/images/rede-tv.jpg
A TV Bandeirantes tirou mais um executivo da Rede TV!. No caso de agora, uma executiva. Depois do José Emílio Ambrósio, é a vez de Elisa Ayub, gerente de aquisições e novos conteúdos. Na nova emissora, ela vai desempenhar as mesmas funções.

Engano

http://ocanal.files.wordpress.com/2009/10/solitary_2-0_11.jpg
Ainda não existe uma previsão para a estreia do "Solitários" no SBT. Pelo andar da carruagem, deve ficar para fevereiro, junto com a nova programação. Um grande equívoco. Todo e qualquer reality show deve ser produzido e gravado simultaneamente a sua apresentação. Gravar antes e botar no ar muito tempo depois não funciona. Por mais que se faça segredo, e existam compromissos de sigilo, sempre há o vazamento de informações.

Destino incerto

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/249E/C3B8/0124/A184/77D7/6883/geraldo-luis-destaque1.jpg
Geraldo Luís poderá tomar outro rumo na Rede Record, assim que o programa "Geraldo Brasil" sair do ar. Já entrou em contagem regressiva. Lamento pelos amigos da produção. Nos corredores da emissora, ontem, falava-se na possibilidade de ele deixar o Artístico e ser integrado ao Jornalismo. Mas sem confirmação oficial. Até o momento não existe nada de concreto ou nenhum projeto para o apresentador na Record.

Final do Ídolos

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/01/16/16_MVG_moda_maria_rita.jpg
A Rede Record está em negociações avançadas com a cantora Maria Rita para uma apresentação especial na final do programa "Ídolos", dia 16, no Teatro Bradesco, Bourbon Shopping, em São Paulo. Setores da emissora chegaram a pensar em uma atração internacional para o show de encerramento, mas agora é Maria Rita quem lidera as apostas. E, cá entre nós, excelente escolha.

Fonte: Canal 1 (Flavio Ricco/José Carlos Nery)

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates