segunda-feira, 20 de junho de 2011

Jogo de interesses

Excelente reportagem feita pela Rede Record durante a semana passada, falando da sujeira que é feita no futebol brasileiro.
A Record deu uma aula de como fazer um bom jornalismo investigativo. Só que é uma pena a emissora só ter feito essa série de reportagens porque não conseguiu os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro 2012/2014.
A pergunta que fica na nossa cabeça é exatamente a seguinte: se a Record levasse os direitos de transmissão, faria reportagens denunciando os podres de dirigentes do futebol brasileiro? Certamente que não!
O curioso é que nas reportagens da semana passada só apareceram os dirigentes favoráveis a vitória da Rede Globo na disputa para continuar exibindo o principal campeonato de clubes do Brasil.
Essa reportagem da Record lembrou bastante aquele "Globo Repórter" de 2001, onde foi detalhado como funcionava o esquema de enriquecimento ilícito dos cartolas do nosso futebol. Só que também naquela época depois que a Globo conseguiu negociar direitos de transmissão, nunca mais se falou da corrupção dos dirigentes do futebol.
A diferença daquele "Globo Repórter" para as denúncias feitas pelo jornalismo da Record? É que a Globo dava mais de 3 vezes o Ibope do que dá os jornais da Record.
Repercussão nesse caso teóricamente significa que políticos vão investigar a matéria. A impressão que fica é que apesar da excelente matéria feita pela Record, isso não vai dar em nada porque enquanto alguns de nossos políticos forem corruptos, não terão moral para investigar outros corruptos.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates