sábado, 29 de janeiro de 2011

Rede Globo é condenada a pagar multa por cena de "Cobras e Lagartos"

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEippQBOhsBXIw9gD7GhSsfTbEYl7YWKF4KGLUWAntsa6Jy7EySwpTUapsbv8FaWueRzfZ1_rUCWkE-9Miucwzn3OuU2YbPQxslxPLwYf67D23mYs2t6FPLfu5IBD2eDkcTYYemQ5IK6rY1f/s320/cobras+e+lagartos.JPG
Como é comum dizer, a justiça tarda mas não falha...
O RD1 Audiência teve acesso com exclusividade a um documento judicial em que o Ministério Público, como autor de processo, acusa a TV Globo de exibir imagens indevidas no horário das 19h, a justiça (já em segunda instância) decretou que a emissora carioca pague um valor que passa de R$ 100.000,00 em indenização para o estado, em específico ao Fundo da Infância e Adolescência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, do Rio de Janeiro.
Esta condenação vem consolidar algo que a justiça já tinha decidido, mas a emissora acabou recorrendo. Tal processo foi instaurado porque em 2006, no primeiro capítulo da novela "Cobras e Lagartos" (no dia 24 de abril, para ser mais exato), exibido como a chamada novela das 7, mostrou duas figurantes com os seios à mostra (como mostra o vídeo abaixo, entre os minutos  08min29seg e 08min49seg), algo que nem poderia ser imaginado a acontecer, já que a novela era classificada como livre para todos os públicos, e tal ato permitido somente a maiores de 16 anos (segundo o órgão regularizador).
Quando saiu a sentença, em 12 de novembro de 2010, a Globo recorreu da decisão alegando que a análise da questão julgada enquadra-se no caso de censura para a TV, contra a constituição de 1988. Para a Procuradoria de Justiça tal alegação é inconsistente e ainda auxilia-se do Estatuto da Criança e Adolescente para firmar a decisão. Segundo a própria publicação:
“Vale consignar que, ao contrário do argumentado pelo recorrente, a classificação indicativa do programa junto ao Ministério da Justiça não impede a fiscalização do seu conteúdo pelo Poder Judiciário, de forma a proteger a criança e o adolescente.”
Mas como é de se esperar, e são as brechas que a justiça brasileira deixa, a Rede Globo pode recorrer da decisão para um órgão de justiça maior, como o Supremo Tribunal de Justiça.
Acho que a Globo vacilou em ter deixado essas cenas irem ao ar. É claro que se fosse numa novela das nove, as crianças iriam ver a cena do mesmo jeito, pois muitos pais hoje não estão muito aí com os filhos. Mas mesmo assim, acho que a emissora tem que ser responsável. Se os pais vão deixar os filhos ver a cena mais tarde, é rpoblema deles. A emissora tem que fazer a parte dela em não colocar tais cenas em um horário onde se sabe que muita criança está vendo.
Veja o vídeo: 
Mais abaixo tem a foto. Para visualizar a foto maior, é só dar um clique em cima da foto e a mesma abrirá em uma página maior.




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates