terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rede Record e as falhas constantes cometidas pelo seu jornalismo

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeGBDYsJnPE0La5UqCilIXFRJGTdM2GNv0G3GPh8YOUk_JmGE5p0UV2gixbw8WU6-G1f8Kuu9Scq6DhHLxuwZGSHlZ84dJkIKuZ5jzkRVE4O2wxHmI4ZPFZa5HN3kEReaR79u6kj8lXys/s400/Jornalismo+Verdade.jpg
Depois de viver se vendendo como "Jornalismo de Primeira", a Rede Record vem vacilando de forma contundente nesses últimos meses. O detalhe é que são vacilos que nem emissoras principiantes cometem.
Depois de anunciar durante o "Fala Brasil" que o ator Matheus Nachtergaele foi preso por porte ilegal de arma, a emissora teve que pedir desculpas no jornal local "Record Notícias", alegando que se tratava de Matheus Natividade, que não tem nada a ver com o ator da Globo. A emissora nesse episódio vacilou ao não ter verificado se a informação era correta e logo depois foi pedir desculpas em um jornal local, sendo que a mentira foi divulgada em um jornal de exibição nacional. E lembramos que a audiência é rotativa. Se o ator não fez, acho que a emissora merecia ser processada por calúnia e difamação. Praticamente a Record só repercutiu a informação porque se tratava de um ator da Globo.
O segundo episódio foi na semana retrasada, quando divulgou no "Domingo Espetacular" imagens não autorizadas pelo jornalista Luciano Zimbrão da cobertura de um resgate em Teresópolis. O jornalista havia vendido as imagens com exclusividade para o "Fantástico", da Rede Globo.
O terceiro vacilo foi anunciar várias vezes na semana passada uma reportagem para o "Domingo Espetacular" desse último domingo sobre a gravidez de Geisy Arruda, prometendo inclusive revelar quem é o pai.
A emissora se baseou em informaçõpes dada por ela no Twitter. O princípio básico do jornalismo, que é averiguar uma nota, não foi feito. Horas depois Geisy veio no mesmo twitter dizer que o exame de gravidez deu negativo.
Se continuar com essas atitudes amadoras, a emissora corre o risco de perder credibilidade e virar "Jornalismo de Quinta".

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates