A Rede Globo bem que tentou, mas não conseguiu esconder faixas imensas de protesto contra o canal na partida Corinthians 1X0 Santa Fé, na noite de ontem (2), às 22h, pela Taça Libertadores da América.
A Gaviões da Fiel fez uma manifestação contra a forma como a rede de TV transmite o futebol e uma das faixas, muito grande, acabou sendo exibida pelas câmeras da Globo. Em outras ocasiões a emissora conseguiu não focalizar esse tipo de protesto, mas, desta vez, não teve jeito. Uma das faixa focalizadas dizia que o futebol era refém da Rede Globo.
Narrador da partida, Galvão Bueno não conseguiu ficar calado e fez um desabafo. Diferentemente dos outros colegas que fingem não ver os protestos contra a Globo nos estádios, Galvão resolveu abrir o jogo.
"A Globo é a única que transmite gratuitamente em TV aberta, como também fazemos com o futebol brasileiro há 40 anos. Mas protestar é direito do cidadão", completou Galvão Bueno.
Entre as faixas que a torcida corintiana segurava nas arquibancadas tinham os dizeres "CBF e FPF: a vergonha do futebol" e "Globo manipuladora. O protesto alvinegro acontece desde os primeiros jogos da temporada, mas apenas ontem a emissora exibiu os cartazes e se pronunciou sobre o assunto.
O descontentamento da Gaviões da Fiel com a Rede Globo e as entidades que regulam o futebol paulista e brasileiro teve inicio após uma suspensão de 60 dias ser aplicada à facção. Os organizados foram punidos no final de janeiro pela Federação Paulista de Futebol por utilizarem sinalizadores na final da Copa São Paulo de Juniores, disputada por Corinthians e Flamengo, no Pacaembu.
As torcidas também alegam que a Globo, como dona dos direitos de transmissão do futebol na TV aberta, a emissora interfere diretamente na escolha dos dias e horários dos jogos, sem pensar no que é melhor para o público que vai aos estádios.