terça-feira, 1 de março de 2016

Apagão analógico tem início e alguns domicílios já estão sem TV

A partir de hoje (1), todas as emissoras de Rio Verde (Goiânia) vão passar a transmitir exclusivamente o sinal digital. Serão desligados, oficialmente os sinais da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, da TV Sucesso (Record), TV Bandeirantes, SBT e TV Cultura.
A cidade goiana de Rio Verde será a primeira a desligar completamente o sinal de TV analógica no país. Para marcar o rito, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, visitou as cinco emissoras da cidade, desligando o sinal de uma em uma.
Serão desligados os sinais da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade, da TV Sucesso (Record), TV Bandeirantes, SBT e TV Cultura. Outras três estações que operam no município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já fizeram o switch off (apagão) no dia 15 de fevereiro.
O problema é que as últimas pesquisas na região mostram que apenas 85% dos domicílios possuem sinal digital. O quer dizer que 15% da região ficará sem ver TV aberta a partir de hoje.
A meta do governo era ter cerca de 93% de domicílios com receptores de sinal digital até o desligamento do analógico, mas o número não foi atingido.
Os telespectadores que ainda têm aparelhos de TV que só recebem os sinais analógicos, não conseguirão mais assistir aos seus programas preferidos.
No lugar das novelas, programas religiosos, filmes e telejornalismo irá aparecer a imagem de uma cartela fixa informando que não há mais o sinal e que o telespectador dever ligar para o número 147 para tirar as dúvidas sobre como poderá assistir à sua TV preferida. Essa cartela ficará no ar em cada canal analógico por mais um mês.
Se a televisão é antiga, daquelas grandes, de tubo, será preciso trocá-la por uma nova ou adquirir um conversor de TV Digital e, possivelmente, uma antena apropriada, preferencialmente externa.
Se a TV é nova e contiver um conversor de TV Digital integrado, será preciso providenciar a antena adequada para a recepção neste formato, caso o domicílio ainda não tenha. A grande maioria dos modelos mais novos de TV, ditos de tela fina (plasma, LCD, LED etc.), já possui um conversor de TV digital integrado, mas é recomendável consultar o manual do produto para ter certeza.
Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que deverá se estender a todo o Brasil até o fim de 2018.






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates