Quatro meses depois de dar à luz seu segundo filho, Martin, Dira Paes (foto) está de volta ao trabalho. Apesar de só começar a gravar suas cenas em "Velho Chico" no fim de maio, a atriz já está frequentando o galpão do diretor Luiz Fernando Carvalho, no Projac, onde acontece a preparação de elenco e os ensaios para a novela. Na história de Benedito Ruy Barbosa, ela será Beatriz, uma professora idealista da escola de Grotas que ficará dividida entre dois amores: Bento, personagem de Irandhir Santos, e Martin, vivido por Lee Taylor.
- A Beatriz é uma mulher de família com a vida voltada para esta profissão. Ela defenderá os direitos dessas crianças, mas sempre com afeto, com a serenidade de quem faz justiça - adianta a atriz, que, curiosamente, teve muito contato com professoras de diversas cidades do país por causa de seu trabalho no "Criança Esperança".
Dira conta ainda que Beatriz não vai namorar nem Bento nem Martin. Ambos irão cruzar o caminho da professora por causa de seu trabalho e ela se envolverá com os dois, mas de maneira diferente. Bento será vereador e Martin, por sua vez, filho do fazendeiro interpretado por Antonio Fagundes:
- Ainda estamos começando a criar este mundo novo dos personagens, mas acho que ela terá romances de temperaturas diferentes com cada um dos rapazes. Eles são de fazendas rivais e Beatriz não é de fazenda nenhuma. Ela é muito esclarecida nas suas convicções, tem firmeza e doçura. Beatriz é o próprio amor.
Dira acredita que, diferentemente de Celeste, sua personagem em "Amores roubados" cuja sexualidade estava à flor da pele, Beatriz será mais romântica. Apesar de ainda não saber se terá que fazer cenas quentes, a atriz diz que já voltou ao corpo de antes da gravidez:
- Talvez esteja com um quilo a mais, não sei. O importante é que as roupas já estão cabendo. Tenho recebido elogios nas ruas, mas não me deixo ser corrompida. Voltei a me exercitar com meu personal e estou me sentindo bem, saudável.
Quanto a Martin, ela não pretende levá-lo às gravações mas, quando for para o Nordeste, não terá jeito. Apesar de ainda estar mamando, o bebê já começará a ingerir frutas e sucos em breve e a sogra de Dira dará suporte enquanto ela e o marido, Pablo Baião, estiverem trabalhando.
- Ainda assim, é uma confusão de emoções. Fiquei muito feliz com o convite do Luiz, mas fico triste quando saio de casa e deixo meu bebê no colo de outra pessoa.