terça-feira, 2 de março de 2010

Auditoria diz que controles do Ibope estão fora de padrão

http://ocanal.files.wordpress.com/2009/11/ibope21.jpg
Auditoria da Ernst & Young no sistema de medição de audiência das emissoras de TV revelou que, em 18,75% de 80 domicílios avaliados, controles remotos dos equipamentos de aferição de público estavam fora dos padrões de referência.
A audiência é medida com exclusividade pelo Ibope. Os controles têm botões que registram os moradores diante da TV e os ausentes.
Na auditoria de 2009, a que a coluna teve acesso, técnicos apontaram que havia controles com baterias fracas, com falta de nome de integrante do lar no aparelho ou com nome de quem já não morava mais lá, além de falta de filme protetor.
As auditorias são anuais e os relatórios, encaminhados à comissão Abap-Redes, que reúne representantes da Associação Brasileira das Agências de Propaganda e das emissoras.
No relatório de 2008, em 12,50% dos domicílios auditados os controles também estavam fora dos padrões.
A auditoria abrange São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador.
Procurado, o Ibope não respondeu se as indicações feitas pelos auditores poderiam influenciar a medição da audiência. Disse que "a fonte para os questionamentos" deveria ser a Abap-Redes. Em nota à coluna, a Abap informou que as auditorias "são assuntos de ordem interna dos interessados".
A Ernst & Young informou que não se pronunciaria.

Fonte: Outro Canal - Folha de S. Paulo (Andréa Michael)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates