quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ministério Público envia notificação a Manoel Carlos por vilã infantil

http://rd1audienciadatv.files.wordpress.com/2009/08/foto_02042008190158.jpg
A pequena vilã interpretada pela atriz-mirim Klara Castanho em "Viver a vida" está causando polêmica. O Ministério Público do trabalho enviou para o autor da novela das 20h, Manoel Carlos, uma notificação informando que o papel seria impróprio para a atriz de apenas nove anos recém-completados.
"Nem todas as manifestações artísticas são passíveis de serem exercidas por crianças e adolescentes. No caso em questão, uma criança de oito anos não tem discernimento e formação biopsicossocial para separar o que é realidade daquilo que é ficção", avaliaram as procuradoras Maria Vitória Sussekind Rocha e Danielle Kramer. "Isso sem contar com as eventuais manifestações de hostilidade que ela pode vir a sofrer por parte do público", completaram.
No caso de "Viver a Vida", o descumprimento das recomendações por parte dos autores pode levar à medidas legais para a adequação do personagem e até mesmo seu afastamento da trama.
O autor Manoel Carlos informou ao Globo no fim da tarde de ontem que ainda não foi notificado pelo Ministério Público do Trabalho do Rio sobre a recomendação para que haja mudanças na personagem da atriz mirim Klara Castanho. De acordo com a sinopse da novela 'Viver a vida', da Rede Globo, a menina vai interpretar uma vilã na trama.
Em entrevista ao Globo, a procuradora Maria Vitória Sussekind Rocha informou que a recomendação é uma espécie de orientação ao autor, mas que significa que a personagem, por ser interpretada por uma criança de apenas 9 anos, não poderá mais ser uma vilã na trama:
- Além de a menina não ter idade suficiente para discernir sobre o assunto, outras crianças assistem à novela e podem ser influenciadas de forma negativa pela personagem.

Tá bom! Não é uma censura, e sim uma orientação. Orientação esta que se não for acatada, corre-se o risco de haver censura e a menina ser proibida de participar da novela.
Se não pode fazer esses papéis, outros também não podem. Veja o exemplo da Bruna Markenzine na novela "Laços de Família". Ela vivia um papel complexo que na teoria poderia fazer confusões entre personagem e a atriz na vida real. No entanto a atriz cresceu e melhorou muito como atriz e não houve nenhuma distorção na personalidade dela.

Fonte: Revista da TV - Globo Online (Joana Dale e Mirelle de França)

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates