sexta-feira, 9 de outubro de 2009

EUA criticam comentário antissemita na Rádio Globo de Honduras

http://blog.tecnopop.com.br/blog/img/lightbox/backglobo_1254244164.jpg
Fechada desde a decretação de estado de sítio no país, a Rádio Globo de Honduras se envolveu em uma polêmica envolvendo o antissemitismo. No dia 25/09, o radialista David Romero disse: “Há momentos em que me pergunto se Hitler estava ou não estava certo em acabar com aquela raça com o famoso Holocausto. Se existe um povo daninho neste país, são os judeus, são os israelitas".
A declaração repercutiu negativamente e, na última segunda-feira (05/10), o embaixador dos Estados Unidos em Tegucigalpa, Hugo Llorens, enviou uma carta ao proprietário da rádio, Alejandro Villatoro, pedindo que ele denunciasse o “ato hediondo”.
“A declaração de Romero joga por terra qualquer pretensão que ele possa ter de solidariedade com pessoas que lutam contra a injustiça", escreveu Llorens.
O presidente deposto, Manuel Zelaya, que é apoiado pela Rádio Globo, divulgou carta afirmando não ser antissemita. Ele observou que tinha nomeado quatro judeus para o seu gabinete.
Em entrevista na última terça-feira (06/10), Romero pediu perdão pelo comentário, o qual classificou como “uma estupidez”. “Fui traído por minhas emoções naquele momento. Tenho de assumir minha responsabilidade”, disse.
A Rádio Globo foi fechada pelo governo de facto no dia 28/09. O estado de sítio no país foi revogado no dia 05/10, mas a emissora não voltou ao ar.
É bom deixar bem claro que essa Rádio Globo de Honduras não tem nada a ver com a Rádio Globo aqui do Brasil. é bom esclarecer antes que algum espertinho faça algum tipo de associação.

Fonte: Primeiro Caderno - Comunique-se

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates