quinta-feira, 30 de abril de 2009

Organizações Globo e Grupo Abril divergem em relação a multiprogramação na TV digital



Deu na Mídia - AD News que a 
proibição da prática da multiprogramação na TV digital ainda gera polêmica. Após a Rede Bandeirantes, a Rede TV! e a TV Cultura já terem se mostrado contrárias à decisão tomada pelo Ministério das Comunicações, agora é a vez da Abril se pronunciar. 
Representado pelo diretor de Canais, André Mantovani, o grupo desautorizou a Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) a falar sobre radiodifusão. O órgão representa os interesses da Rede Globo, favorável ao veto em função de defender que a alta definição seja aplicada apenas nas concessões já existentes. 
De acordo com a portaria publicada pelo Minicom, a multiprogramação está liberada apenas para dispositivos móveis e uso restrito às TVs públicas, que não necessitam de outorgas, como a TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça e os futuros Canal da Cidadania e Canal da Educação. 
A Abril alega que o decreto da TV digital define que o padrão brasileiro deve permitir a multiprogramação, além de libera a transmissão de mais de um conteúdo ao mesmo tempo nas emissoras. O objetivo do grupo é transformar sua concessão em quatro canais diferentes, prátiva já disponível de acordo com a tecnologia. 
Ideia semelhante foi posta em prática recentemente pela TV Cultura. O problema foi que a emissora infringiu a norma do Minicom e causou mal-estar no setor. 
As emissoras favoráveis à multiprogramação têm também o apoio da Abra (Associação Brasileira de Radiofusores).
 
 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates