sábado, 9 de outubro de 2010

Emissoras da Rede Record são acusadas de beneficiar candidatos em Roraima


http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQqYJcYYe_MqVfGJx3X35p_ZB2cuEU5LRXJ_SYezXLDX2iX-GU&t=1&usg=__sp7mpPaMeBw6Chh_wntHo2dKT9U=http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQpAJg-cB0I1Qt4c-LtNfOD3v71rV67_9GvPnVb8g9o1veEUoU&t=1&h=176&w=211&usg=__WhY06jtojvPv4lfb5OGBis3JtRU=
A Procuradoria Regional Eleitoral em Rondônia (PRE/RO) afirmou que durante os meses de agosto e setembro as emissoras TV Candelária, da Rede Record, e Record News fizeram divulgação privilegiada dos candidatos ao governo estadual Expedito Júnior (PSDB) e João Cahulla (PPS) a partir de análise do quadro "Agenda dos Candidatos", exibido pelos canais.
Segundo representação, Júnior e Cahulla tiveram até cinco vezes mais tempo no programa do que os demais candidatos, com exibições dos dois favorecidos rodeados de pessoas em comícios, passeatas e visitas. A agenda dos adversários, no entanto, eram mostradas ao público por meio de texto e fotos.
Para o procurador eleitoral auxiliar Reginaldo Trindade, "isto influencia o telespectador do telejornal ao tentar mostrar que tal candidato está mais destacado que os adversários na disputa eleitoral. Houve explícita e escandalosa propaganda eleitoral em prol de ambas candidaturas".
Em meados de setembro as emissoras pararam de transmitir a "Agenda dos Candidatos" após recomendação do PRE/RO. De acordo com o órgão, as emissoras são concessões públicas e têm responsabilidade sobre o conteúdo e formato das notícias veiculadas.
Se condenadas por desrespeito à Lei das Eleições, que exige tratamento igual aos candidatos, as emissoras podem pagar multa estipulada pela Justiça Eleitoral. João Cahulla disputará o cargo de governador no segundo turno, em 31/10, com Confúcio Moura (PMDB).

http://portalimprensa.uol.com.br/imagens/logo_portal.gif
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates