domingo, 21 de fevereiro de 2016

"Não consegui perder o sotaque baiano", diz a jornalista Ticiana Villas Boas

Nascida em Salvador, Ticiana Villas Boas (foto) acaba de estrear no comando do reality sobre churrasco "BBQ Brasil", no SBT. Na entrevista a seguir, a jornalista, que é casada com o milionário Joesley Batista — presidente do Grupo JS, holding da JBS-Friboi —, diz que gosta de cozinhar, apesar de assumir que não tem muita prática com as panelas e escumadeiras. A apresentadora também fala sobre seu modo de falar: “Fiz fono, mas não consegui perder o sotaque baiano”

Você está apresentando o "BBQ Brasil". A pergunta é: você sabe cozinhar?
Eu não tenho muita prática, mas gosto de cozinhar e acho que levo jeito. Pego uma receita do reality e sai gostoso.

Sem a ajuda de ninguém?
Sem a ajuda de ninguém. Hoje mesmo, eu acabei de fazer um churrasco depois da gravação. Os jurados provaram e disseram que ficou muito bom.

O churrasco faz parte da vida do brasileiro, não é?
É uma tradição brasileira de Norte a Sul. O legal é que cada lugar tem um jeito particular de fazer.

Me explica?
No Rio Grande do Sul se faz com espeto, com fogo de chão. Aqui em São Paulo é direto na grelha. No Norte, eles fazem muito de peixe. Tem lugar que usa muito condimento, tem lugar que só usa sal… Na minha cabeça, churrasco não tinha segredo, achava que era só assar e acabou. Mas, na verdade, tem um monte de particularidades, um monte de segredos, um monte de técnicas! Me surpreendi e olha que eu gosto e entendo de carne.

Mas é um ambiente masculino, não é?
É, mas dos 14 participantes, seis são mulheres. Mas o número de inscritos homens foi infinitamente maior! De qualquer forma, a gente já está no quinto episódio gravado e elas estão mandando muito bem. Suaviza esse meio masculino e eu tento dar uma pegada feminina.

Você come a gordura da carne?
Eu como a bordinha da gordura da picanha. Corto ela bem fininha e como. É uma delícia.

Você come bem?
Eu como. Tenho o olho maior que a barriga! Eu sou a que mais come no programa! A sorte é que não tenho tendência a engordar. Se eu tivesse, estava "lenhada" como se diz na Bahia. Eu como mais do que os jurados e ainda peço para guardar o prato que eu mais gostar. Eu sei que vou engordar porque, além de comer mais gordura, estou há mais de um mês sem ir para a academia.

O que é que você faz na academia?
Faço esteira, corro cinco quilômetros três vezes por semana e faço musculação com personal. Comecei o programa com três quilos a menos para ter uma reserva técnica justamente para me permitir. Eu sabia que não ia ter tempo de malhar durante 40 dias, então, eu emagreci e me preparei fisicamente também para o programa.

Você tem TPM Ticiana?
Tenho! Eu tomo até remédio para TPM, para você ter uma ideia.

Como fica o seu humor?
Fico irritada e com pavio curto.

Mas você parece ser tão calma, Ticiana…
Normalmente eu sou, mas na TPM fico muito irritada.

Você pensa em engravidar novamente?
Penso num segundo filho, mas não agora. Daqui a uns três anos talvez…

Por causa do trabalho ou por causa do corpo?
Por causa do trabalho e também para eu dar mais atenção para o meu filho. Ele é muito novinho e eu acho que é muito importante os três primeiros anos do bebê.

Como é a sua relação com a agenda e com ele? Você desliga tudo quando está com ele?
Quando estou com ele eu tento ficar focada nele e deixo o telefone só para tirar foto dele. Não respondo WhatsApp para ficar com ele. Tem dias em que eu saio de casa seis e meia e ele não acordou. Volto das gravações e ele já está dormindo. Nesses dias eu fico arrasada e me sinto a pior mãe do mundo. Passa um monte de coisa pela cabeça, então é por isso que eu não penso em ter outro agora. Preciso me sentir mais segura como mãe.

Você nunca pensou em amenizar o seu sotaque baiano? Eu gosto! Sou filho de nordestinos. Você fez fono para perder?
Logo que entrei no jornalismo da Band, onde fiquei dez anos, me pediram para quando eu estivesse em São Paulo fizesse fono. Eu fiz, mas não consegui perder o sotaque baiano porque já fui para as sessões com 25 anos. Quem vai pequeno consegue mudar o sotaque. Hoje eu acho que não tenho sotaque forte por conviver muito com o pessoal de São Paulo. Moro aqui há dez anos.

Houve algum aumento de audiência no Nordeste com a sua entrada na bancada do "Jornal da Band"?
Eu não sei te dizer o número exato, mas eles disseram que sim.

E no SBT?
No SBT eu levei uma bronca do meu chefe. Ele falou: ‘Eu, particularmente, gosto do seu sotaque, mas tem uma polêmica em relação a ele e na televisão polêmica não funciona. Por isso, tenta amenizar o sotaque’.

Essa transição do jornalismo para o entretenimento você não tentou fazer na Band? Ou achou que era necessário sair da Band para mudar?
Eu tentei, mas não surgiu oportunidade lá. Dois anos antes de eu pedir para sair, eles já sabiam que eu queria mudar.

Você não estava satisfeita? O ritmo é muito puxado? Porque jornalismo é um ritmo muito puxado.
É muito puxado, mas na verdade eu estava me sentindo acomodada. Estava numa zona de conforto na Band e dentro do jornalismo eu já tinha chegado ao posto mais alto apresentando um jornal nacional. Não rolou oportunidade na época e rolou aqui no SBT.

Mas quando a gente fala que o jornalista trocou o jornalismo pelo entretenimento, a gente logo imagina que foi por causa de dinheiro. Você podia fazer comercial na Band como jornalista?
Não, nada.

Então era só o salário lá da Band e acabou né?
É. O entretenimento tem essa possibilidade que eu ainda não fiz. Já fui convidada para fazer publicidade, mas não aceitei porque eu ainda não me sinto preparada. Quero firmar meu nome.

Mas por quê? O produto não te chamou a atenção?
O tipo de produto não é ainda o que eu ache que deva ser para o primeiro. Fiz um merchand no reality e achei difícil.

Por quê?
Porque para você fazer é preciso ter uma veia artística. Tem que decorar um texto, atuar… E eu sou jornalista. Por isso também que eu não me sinto preparada para a publicidade. Eu não quero fazer malfeito.

Você é casada com o empresário Joesley Batista, presidente do Grupo JS, holding da JBS-Friboi, o maior conglomerado bovino do mundo. Como o patrocínio da Friboi chegou no seu programa?
Sou do departamento artístico e quem cuida do patrocínio é o departamento comercial. Sou contratada do SBT, então, quando aceito fazer um programa, eu não tenho acesso ao patrocínio. Não sei quem vai patrocinar. Mas é claro que não tem como o único programa de churrasco do país não ser patrocinado pela maior empresa de carne do país. Claro que veio na minha cabeça o que poderia vir de crítica, mas aí pensei: tenho 14 anos de profissão.

Te incomoda de vez em quando associarem seu nome ao da Friboi?
Me incomoda. Não gosto porque nós temos carreiras completamente independentes e pré-existentes ao meu casamento.

Aí se você for fazer publicidade já pode ser para a Friboi, né, gata?
Para a Friboi me contratar o cachê tem que ser bom (risos).






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates