quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O mar se abriu para “Os Dez Mandamentos”

Quem diria que uma novela bíblica chegaria a bater a Rede Globo? Quem diria Grazi Massafera se tornaria uma grande atriz?
Quem diria que um programa de culinária lotaria as redes sociais? "Quem diria que finalmente a RedeTV! encontraria o seu novo "Pânico"?

Não só de mancadas se fez a TV neste ano. Acertos como "Os Dez Mandamentos", "Verdades Secretas", "MasterChef", "Encrenca" e "Cúmplices de um Resgate" mostraram que há luz no fim do túnel da inovação para a TV aberta.
"Os Dez Mandamentos" estreou timidamente na Rede Record sem grandes expectativas. Aos poucos, a saga de Moisés e o povo hebreu se tornou mania nacional, alcançando números de audiência impressionantes e batendo recordes.
A novela chegou a liderar o ibope no horário em várias regiões do país, batendo os dois produtos mais fortes da Globo, "Jornal Nacional" e a novela das 21h, no caso, "A Regra do Jogo".
A força do folhetim da Record fez a Globo mexer no horário de sua programação, colocando sua novela no ar cada vez mais tarde. No esperado capítulo da abertura do Mar Vermelho (foto acima do ator Guilherme Winter), "Os Dez Mandamentos" ultrapassou a casa dos 30 pontos de média em São Paulo, uma marca histórica para a emissora. Um mar de possibilidades se abriu para emissora depois dessa conquista (na verdade o capítulo em questão marcou média de 28 pontos e pico de 31 pontos - líder isolado -, diferentemente do publicado pela colunista).
Na Globo, "Verdades Secretas", de Walcyr Carrasco, foi uma grande aposta. O enredo era forte: drogas, prostituição, traição, violência, padrasto e enteada apaixonados... Mas o autor soube conduzir o trem para que ele não desgovernasse e o público acolheu a trama. Drica Moraes, Marieta Severo e Rainer Cadete estavam impecáveis. Marieta me fez esquecer totalmente da doce "Dona Nenê", sua personagem por anos em "A Grande Família". Mas o destaque mesmo foi Grazi Massafera, que provou que tem talento. A jovem abraçou a oportunidade de se mostrar atriz vivendo uma modelo viciada em crack. Mandou muito bem.
Mania mundial, o reality de gastronomia "MasterChef" também fisgou os brasileiros. A segunda edição do programa na Rede Bandeirantes bombou mais do que a primeira e lotou as redes sociais de posts e comentários durante a sua exibição. A emoção era tanta na web que a emissora, em uma ação especial, divulgou no Twitter antes do que na TV quem era a grande vencedora do programa. O programa também foi um sucesso de audiência e de faturamento. A boa escolha da apresentadora e dos jurados foi essencial para o formato dar certo por aqui.
Na RedeTV!, o "Encrenca" parece ter finalmente preenchido o buraco deixado pelo  "Pânico" aos domingos. Após várias tentativas frustradas, a emissora achou um sucessor à altura. O programa, que nasceu de uma turma divertida do rádio, assim como o "Pânico", já é a melhor audiência da emissora e tem fisgado anunciantes.
No SBT, a linha de produção de dramaturgia infanto-juvenil engrenou. Depois dos sucessos "Carrossel" e "Chiquititas", a emissora manteve boa audiência com a novela "Cúmplices de um Resgate". É interessante a TV aberta acertando nesse caminho de falar com as crianças, um público que parece cada vez mais esquecido pelas emissoras.  Que permaneça assim.





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates