terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Tônia Carrero reaparece em foto, e filho revela que ela tem hidrocefalia oculta

Afastada da TV desde 2004, quando fez uma participação na novela “Senhora do Destino”, Tônia Carrero (foto), de 93 anos, reapareceu em fotos postadas por parentes durante as comemorações de fim de ano em sua casa, na Zona Sul do Rio. Nas duas imagens, a atriz está sentada numa poltrona.
O EXTRA procurou o ator Cécil Thiré, filho de Tônia, que falou pela primeira vez sobre o real estado de saúde da mãe. Segundo ele, a atriz sofre de uma doença chamada de hidrocefalia oculta. Sem dar mais detalhes, Cécil contou que o quadro de Tônia é “estável” mas que, devido a doença, "ela não se comunica mais" e nem consegue "andar normalmente'.
Já o sobrinho da atriz, o ator e diretor Leonardo Thirry, contou ao EXTRA que Tônia herdou a doença da mãe e que ela foi operada pela primeira vez em 2000.
"Ela herdou da mãe dela (que terminou a vida exatamente da mesma maneira) uma doença congênita chamada "hidrocefalia oculta", que consiste no acúmulo de líquido provocando pressão interna no cérebro. A consequência mais imediata é o comprometimento da marcha. É uma doença de classificação mais ou menos recente na medicina. Não é rara no sentido de que existem muitas pessoas com a doença, mas o diagnóstico específico é recente. Em 2000, ela foi operada para a instalação de uma válvula que leva o líquido para o abdômen. Depois disso, ela atuou com grande sucesso em três peças, um filme (pelo qual ganhou um prêmio internacional) e uma boa participação na TV Globo", informou.
Segundo ele, Tônia foi submetida a uma nova cirurgia em 2008 para a troca de válvula e, após disso, não conseguiu mais andar nem se comunicar normalmente.
"Em 2008 foi necessário trocar a válvula. As estatísticas são de que menos de 10% de quem faz a segunda cirurgia volta ao normal. Ela não voltou. Perdeu a capacidade de andar e quase nunca fala", explicou. "Em 2009 Tônia fez fisioterapia durante pouco tempo no Hospital Sarah, onde a equipe que a atendeu estava perfeitamente familiarizada com a hidrocefalia oculta, já que o hospital atendia um grande número de pacientes".
Leonardo disse ainda que, apesar da condição da atriz, a tia é 100% lúcida, bem humorada e que passa a noite vendo TV.
"Ela é 100% lúcida, vê TV com muita atenção, foi ao teatro ver o espetáculo dirigido por meu primo Carlos Artur Thiré e mantém intacto o seu fabuloso senso de humor... Ela se cuida muito: aos 93 anos surpreende a sua fisioterapeuta com a flexibilidade que demonstra durante as sessões... Tônia tem duas acompanhantes que se revezam a cada dois dias e toda a sua dieta é muito controlada. Ela dorme bem, gosta da rotina e está muito tranquila".
O sobrinho esclareceu que Tônia não sofre de Alzheimer e deu mais detalhes sobre a rotina da atriz:
"O neurologista dela é categórico neste ponto: ela não tem Alzheimer. Tônia vê TV a noite toda. Dorme e acorda muitas vezes e quando acorda vê TV no quarto dela. Ontem, excepcionalmente, veio uma substituta para a acompanhante que teve que se ausentar um dia. A substituta mexeu nos botões errados por engano e a (TV a cabo) NET saiu do ar. À noite, sem luz, eu não fui capaz de corrigir o problema. Hoje de manhã, a acompanhante que chegou me disse que ela se queixou muito (através de sons próximos à fala) de que tinha ficado sem TV. Embora não fale, ela está lúcida".

Boatos de morte

Em julho, circularam na internet boatos de que a atriz havia morrido. Na ocasião, a família teve que se pronunciar para negar as informações.
"Saíram tantas notícias falsas, que chega a ser impossível rastreá-las. O estado dela é absolutamente estável e, dentro do possível, ela está bastante bem", garantiu Leonardo.
Na ocasião dos boatos, Camila Thiré, neta de Tônia, usou as redes sociais para negar que a atriz tivesse falecido. Através de um vídeo publicado no Facebook, a jovem informou que a avó estava viva e bem. Camila ainda revelou que a família ficou bastante assustada com os boatos sobre a artista.
“Estou fazendo este vídeo porque está virando algo surreal. A Tônia não morreu, ela está bem e viva. Cara, isso tudo está tomando uma proporção surreal. Meu telefone não para. Eu fico desmentindo, mas a coisa está piorando. Por favor, não façam isso com a gente. Foi um susto horroroso para mim, para minha mãe, meus tios, meus primos... Por favor, parem. A Internet é uma faca de dois gumes. Vamos usar com responsabilidade isso aí, galera", desabafou a neta num vídeo publicado em seu Facebook.
Ícone da TV, do cinema e do teatro, Tônia ingressou na carreira de atriz aos 27 anos e fez cerca de 20 peças de teatro, 19 filmes e 17 novelas, dentre elas, “Cara a Cara”, “Água Viva”, “Sassaricando” e “Um Só Coração”. Ela é mãe de Cecil Thiré e avó dos atores Miguel Thiré, Luísa Thiré e Carlos.





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates