segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Faltou jornalismo: "Domingo Espetacular" cai em pegadinha de site de humor

http://home.i.bol.com.br/2013/11/04/alexander-de-almeida-conhecido-como-o-rei-do-camarote-1383590251817_640x330.jpg
O "Domingo Espetacular", da Rede Record, caiu numa pegadinha. O programa de ontem (10) se baseou em um texto produzido pelo site de humor Não Entendo Direito (N.E.D.), como fonte oficial para uma reportagem que "investigava" a história de Alexander de Almeida (foto).
Alexander foi um dos personagens de uma reportagem de Veja São Paulo e ficou conhecido como "Rei do Camarote". Durante dois meses, a revista foi atrás de milionários que gastam fortunas em baladas. A reportagem repercutiu muito, e na semana passada sites questionaram se não teria sido uma armação.

http://noticiasdatv.uol.com.br/application/public/img/noticias/625_315_1384180888Domingo.Espetacular%20(1).jpg 
O jornalístico da Record apresentou material sobre os "reis dos camarotes". Para questionar a revista Veja, utilizou o texto do N.E.D. (Fim da farsa! O Rei do camarote não existe, ele é estudante de direito) como se fosse uma fonte verdadeira, oficial. Mas o texto é fictício. Dizia que o "Rei do Camarote" se chamava, na verdade, Fernando Silva, era estagiário de direito da TV Bandeirantes e dono de um Ford Ka ano 1998. 
O Notícias da TV entrou em contato com Livan Pereira, advogado e o responsável pelo N.E.D. Segundo Livan, ninguém do programa o procurou para confirmar as informações ali publicadas.
"Não estava vendo TV no momento. E comecei a receber mais de 200 mensagens pelo Facebook dizendo 'Olha o seu blog está passando na Record'. A gente não esperava [a publicação da matéria no 'Domingo Espetacular']. Apesar de ser uma notícia falsa, a gente deixa [na sessão] Embuste, que é sinônimo de mentira", afirma Livan. 
E prossegue: "Se a pessoa que está produzindo a matéria olhasse esse detalhe, iria perceber que tratava-se de uma brincadeira. Eu acho engraçado porque o pessoal não confere as fontes, como se aquilo fosse uma verdade absoluta. Em momento algum alguém do programa entrou em contato comigo", conclui. 
O texto foi publicado por Livan Pereira na sexta-feira e, desde então, já teve cerca de 1 milhão de visualizações.  
Procurada, a assessoria da Record não nos respondeu até a conclusão deste texto. 

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/adriane-galisteu-e-vetada-no-programa-de-ana-hickmann-973
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates