quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Em "tempos de intolerância", autor de “Império” ironiza críticos da democracia

A cena foi rápida, mas vale o registro. Maria Marta (Lília Cabral na foto acima) contava para José Pedro (Caio Blat) que Maria Clara (Andreia Horta) está se envolvendo com Vicente (Rafael Cardoso). Neste momento, João Lucas ( Daniel Rocha) entra no escritório, brinca com o romance da irmã e ouve o irmão mais velho dizer: “Ela se deu bem se envolvendo com  um nordestino, um retirante, um borra botas?”. Lucas logo lembra José Pedro que o pai deles é nordestino e ele se cala.
Logo na sequência, a impiedosa Maria Marta dispara: “Isso é democracia , gente! O pior dos regimes! Eu não sei como é pode dar oportunidades iguais para todo o mundo? Esquecer que alguns tem mais direitos que outros por terem tido berço? Democracia, como diz o outro, é dar poder aos piolhos de comerem o leão. É triste, é o fim!!”. Os filhos ficam atônitos com o comentário da mãe, que sai raivosa da sala. “Ela está zoação! Não é possível!”, diz João Lucas. José Pedro tira a dúvida do irmão: “Claro que não. Você não conhece a sua mãe?”.
Agora, caro leitor, Maria Marta poderia ou não poderia estar na manifestação que ocorreu em São Paulo que pedia o impecheament da presidente Dilma Rousseff e ainda defendia uma intervenção militar? E os comentários dos filhos do comendador sobre os nordestinos estão ou não inseridos no contexto social atual (já que alguns começaram a pregar divisão do país após as eleições)? Ah, só para constar: Aguinaldo Silva, autor de “Império”, é pernambucano e conheceu bem os anos da ditadura militar. Pode ter sido uma mera coincidência, aliás, uma feliz e bem-vinda coincidência, mas não passou em branco (ao menos, não para o blog).

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates