segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Aílton Graça: "O politicamente correto tem me assustado muito"

Depois de interpretar um policial sisudo na série "O Caçador", Aílton Graça (foto) logo surgiu na tela com um tipo bem solar e inédito em sua carreira: a travesti Xana Summer, de "Império". Pouco ativo nas redes sociais, o ator se surpreendeu com a repercussão em torno da cabeleireira na internet nas últimas semanas:
- Eu até tenho uma conta no Twitter, mas não uso. Meus amigos começaram a me mandar mensagens sobre a Xana e me pediram para entrar e ver. Da última semana para cá, tem sido um absurdo. Eu não tinha noção do que está acontecendo. No Facebook, respondi mais de 200 pessoas outro dia. A personagem é apaixonante, virou um exemplo dentro da novela. As pessoas estão se sensibilizando com a história da adoção do menino.
Aílton diz que não temia que a personagem pudesse ser rejeitada por fugir dos padrões. Porém, as tramas pouco convencionais, como se sabe, têm causado problemas nos bastidores. A novela sofre vários cortes, principalmente nos diálogos de Beatriz (Suzy Rêgo) e Cláudio (José Mayer) e de Magnólia (Zezé Polessa) e Severo (Tato Gabus Mendes), considerados "pesados".
- O politicamente correto tem me assustado muito. Gosto de enfrentar e discutir questões éticas e sociais a partir dos personagens. Meu palanque é meu trabalho. As pessoas estavam presas a determinados vícios, como o sensacionalismo em torno do beijo gay. Ou ao padrão do homossexual aceito socialmente, que é designer de interiores ou personal stylist, por exemplo. O travesti não tem esse espaço assegurado. E Xana ainda é negro, gordo e líder comunitário. Queremos mostrar que ele rompeu com todos esses bloqueios e barreiras e se estabeleceu na sua comunidade.
Nas ruas, Aílton vem sendo chamado pelas crianças de "Tio Xana". E a curiosidade maior é em torno de suas sobrancelhas.
- Todo mundo acha que eu raspei - diverte-se.
Outro ponto que chama a atenção é o figurino. Os transformistas que ajudaram o ator a compor a personagem, muitos deles maquiadores e cabeleireiros que trabalham na própria Globo, adoram incrementá-lo:
- Eles compram presentes para Xana. São brincos, colares e perfumes. Eu uso tudo em cena. Tem sempre muita gente me assessorando. É como se eu fosse uma diva mesmo.
Aílton também exalta a parceria com Viviane Araújo, a Naná:
- Já éramos amigos antes. Somos apaixonados por esse universo de escola de samba. Conseguimos uma química muito boa em cena. Eu pego muito no pé dela, falo para ensaiar. Viviane tem muita vontade e potencial.


Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates