sexta-feira, 20 de abril de 2012

Audiência do futebol cai 12% aos domingos e preocupa a Rede Globo

No último domingo, Ponte Preta 1x2 Corinthians rendeu à TV Globo média de 15 pontos. Alguns anos atrás, uma audiência dessas poderia detonar uma crise na emissora.
Mas essa tem sido a média na Grande São Paulo de todos os jogos transmitidos pela Globo nas tardes de domingo desde o início do ano.
No mesmo período do ano passado, a emissora conquistou 17,4 pontos com a primeira fase do Campeonato Paulista aos domingos.
A queda de 2011 para 2012 foi de 12%. Se comparada a anos anteriores, supera os 25%. Em relação a 2010, a Globo perdeu 6 pontos com o futebol dos domingos.
O desempenho do futebol, principalmente aos domingos, preocupa a cúpula da Globo. Se continuar nesse ritmo de queda (de aproximadamente 10% ao ano), o futebol poderá se tornar inviável às 16h dos domingos.
A queda, no entanto, não é exclusiva do futebol. Reflete, na verdade, o desinteresse do telespectador pela TV aberta nas tardes de domingo, o que, avaliam analistas, pode ser reflexo do aumento do poder aquisitivo - as pessoas, com mais dinheiro, tendem a sair de casa.
No horário do futebol, o total de televisores ligados caiu os mesmos 12% de 2011 para 2012. E todas as emissoras perderam audiência. Na TV Bandeirantes, que também exibe futebol, a queda foi maior do que a da Globo (21%).

Quartas-feira

Já nas noites de quarta-feira a Globo está mais tranquila. Graças ao Corinthians na Taça Libertadores, a média até anteontem foi de 20,9 pontos, a mesma do ano passado no mesmo horário e período.
Como o total de televisores ligados no horário do futebol das quartas teve uma queda expressiva de quatro pontos percentuais (de 61% para 57%), a Globo aumentou sua participação no "bolo" do Ibope.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates