sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cade nega abertura de processo contra Rede Globo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) esclareceu ao Meio & Mensagem, na tarde desta quarta-feira, 18, que está em andamento uma análise inicial que colhe informações sobre as negociações entre clubes e a Rede Globo envolvendo o Campeonato Brasileiro, mas que não existe nenhum processo formal em aberto.
O órgão foi consultado após reportagem do Uol afirmando que o Cade teria aberto um processo para “investigar o monopólio da Globo no futebol”. “Após a instrução inicial, o procedimento preparatório pode ser transformado em inquérito administrativo ou arquivado”, diz o Cade que também esclarece que sua atuação se restringe a apurar infrações à concorrência. “Questões relacionadas ao descumprimento do Estatuto do Torcedor, por exemplo, não são de competência do órgão. ”
O Cade acompanha de perto as negociações envolvendo a Globo, o Esporte Interativo, da Turner, e os clubes em relação aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro na TV a cabo a partir de 2019. Em fevereiro, o órgão questionou a Globo sobre quais os clubes possuíam negociação em andamento e os principais fatores que têm sido levados em consideração nessas negociações. Na ocasião, a emissora disse que não comenta processos em andamento.
Em abril, o Esporte Interativo anunciou que havia fechado com 14 times para a transmissão da série A do Campeonato Brasileiro na TV paga, a partir de 2019 e se comprometeu a possibilitar novas formas de capitar recursos, como mudanças nos horários para incentivar a ida ao estádio e mais foco nos cartões de sócio-torcedor, além de valorizar a marca dos anunciantes.
Também em abril, em entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, Pedro Garcia, diretor de direitos esportivos da Globosat e da Globo, disse que a concorrência existe e quem mais ganha com isso são os clubes.”Todas as informações solicitadas estão sendo fornecidas diretamente ao Cade”, ressaltou Garcia.









Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates