terça-feira, 1 de dezembro de 2015

No Superior Tribunal de Justiça, Benedito Ruy Barbosa busca "vingança" contra Silvio Santos

O novelista Benedito Ruy Barbosa (foto), da Rede Globo, torce para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) lhe dê ganho de causa nesta terça-feira (1º), em ação que move contra o SBT.
Benedito exige indenização por danos morais do SBT por causa da reexibição da novela "Pantanal" em 2008. Na ação, o novelista afirma que jamais cedeu os direitos da novela ao SBT, e sim à Globo. 
O caso é um tanto confuso. O SBT alega que comprou os direitos diretamente do espólio da falida TV Manchete, que era a real proprietária dos direitos na leitura dos advogados do SBT. Já Benedito alega que os direitos eram dele, e que só poderiam ser negociados por seus representantes. 
Por trás da briga, porém, está um velho histórico de amor e ódio entre Benedito e Silvio Santos. 
Explico: em meados dos anos 90, Silvio Santos conseguiu contratar Benedito, Gloria Perez e Walter Negrão para um núcleo de dramaturgia que estava montando no SBT. Silvio havia decidido enfrentar a Globo em seu principal produto – as novelas – e para isso precisava de um time de primeira linha de novelistas. 
Os três assinaram contrato, mas, dias depois, pressionados pela Globo, voltaram atrás e o rescindiram. Silvio entrou então com uma ação milionária contra os três. 
A ação já rolava havia mais de 20 anos e, após 10 anos de seu início, em 2006, o SBT venceu o primeiro dos processos, contra Negrão. Ele foi condenado a pagar R$ 15 milhões e recorreu. Três anos depois, em 2009, foi a vez de Benedito ser condenado em primeira instância pela Quarta Turma do STJ, em valor semelhante. 
O processo ainda não terminou mas os três autores já teriam depositado em 2009, cerca de R$ 25 milhões em juízo. Dos bastidores saíram informações de que quem fez esse depósito, na verdade, foi a Globo, mas ao longo dos anos a emissora sempre negou isso.
 
Rusgas no palco
 
Em 1998, apesar do processo judicial em andamento, Benedito foi até o SBT receber o troféu Imprensa de Melhor Novela, por "O Rei do Gado" (exibida dois anos antes). Foi recebido no palco por um Silvio Santos brincalhão e jocoso, que o apresentou assim: 
"Ah, mas nós temos que bater muitas, mas muitas palmas para essa pessoa. Sem gozação! Agora vamos falar sério", riu Silvio em um momento em que já era pública a briga entre ambos na Justiça (este colunista estava presente no corpo de jurados). 
Benedito passou quase 5 minutos no palco mas, ao final, chegou a lacrimejar enquanto Silvio o cutucava por causa de sua desistência do contrato. Benedito praticamente se desculpou, mas Silvio continuou irônico e disse algo do tipo: "Sem problemas, a gente se vê por aí, nos tribunais". Essas imagens nunca foram exibidas. A edição do Troféu Imprensa as retirou da montagem final que foi ao ar em 1998. 
Mas o novelista Benedito nunca engoliu nem o processo e, aparentemente, nem o gracejo do ex "patrão" temporão. 
Dependendo do que decidir sobre a reexibição de "Pantanal" pelo SBT em 2008, o STJ pode dar a Benedito alguma vingança para saborear.






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates