segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

A TV sofre de amnésia

A TV tem problema de memória. Só isso justifica o que algumas emissoras fazem ao contratar um artista que veio da concorrência.
É comum ver uma estrela que começou a brilhar em outra freguesia mudar de emissora e fazer de conta que nunca esteve em outro canal antes.
É como se aquele talento renascesse, levasse uma pancada na cabeça e esquecesse toda a sua trajetória anterior.
Sim, há casos de artistas que trabalham anos em um determinado canal e só brilham quando ganham uma oportunidade na concorrente. Rodrigo Faro é o melhor exemplo. O ator fez boas novelas na Rede Globo, quase apresentou um reality musical por lá, o "Fama", mas foi trocado de última hora por Toni Garrido, do Cidade Negra.
Com a saída de Márcio Garcia da Rede Record, Faro foi recrutado para o cargo de apresentador, e explodiu de sucesso.
Mas não dá para esconder que Faro foi ator da Globo.
Como não dá para esconder que Viviane Araújo (foto acima ao lado de faustão) foi vencedora de "A Fazenda", na Record.
Ontem (20), em participação no "Arquivo Confidencial" do "Domingão do Faustão" tivemos que ouvir do apresentador que Viviane despontou na Globo. Oi?
Tudo bem se Fausto dissesse que antes de ter uma oportunidade na Globo a morena nasceu no samba, brilhou em várias capas de revistas masculinas, que foi mulher do Belo. Mas fingir que ela nasceu na emissora, no "Zorra Total", onde era quase figurante, aí já é demais. Viviane brilhou absoluta em "A Fazenda", da Record, e ganhou a simpatia do público ali.
E não falo só da Globo. Quase todas as emissoras têm essa mania de apagar o passado do artista. Na Globo, isso é mais comum.
Nunca me esqueço quando a emissora finalmente conseguiu contratar Marcelo Adnet e Zeca Camargo foi apresentá-lo no "Fantástico". A rede disse que Adnet nasceu lá, mostrando pontas ridículas dele em programas da casa.
Nenhuma menção foi feita à MTV Brasil, real "mãe" de Adnet na televisão. Foi lá que ele se tornou o humorista importante que é hoje. Criou, experimentou, aprendeu a fazer televisão no canal musical. Que demérito há em citar isso? A Globo não pode contratar estrelas de outros canais?
O mercado é assim. Os melhores são disputados, trocam de casa. Danilo Gentili não pode esquecer que foi um "CQC", da Rede Bandeirantes. Paloma Bernardi e Nívea Stelmann, hoje na Record, vieram da dramaturgia da Globo.
Carlos Nascimento, Ana Paula Padrão, Mariana Godoy foram do jornalismo da Globo. Sabrina Sato veio do "Big Brother Brasil", mas brilhou de fato no "Pânico". Xuxa nasceu na extinta TV Manchete, passou décadas na Globo e agora está na Record. A loira nunca negou sua origem na TV.
Nada a ver Viviane Araújo ganhar uma homenagem à sua trajetória com o programa em questão fingindo que ela surgiu do além na emissora. A própria Viviane já disse ser muito grata ao reality da Record. E ela "lacrou", como dizem. Foi musa de bateria, mulher de pagodeiro preso, venceu "A Fazenda", fez novela, ganhou a "Dança dos Famosos", vai fazer mais novelas, foi pedida em casamento por seu namorado gato em rede nacional... Ela venceu de novo, não?
Olhar para o passado, mesmo que não seja uma trajetória só de glórias, é a melhor maneira de se lembrar quem você realmente é. Para as pessoas comuns, é um jeito de se fortalecer na vida.
Para os artistas, é a base sólida de uma persona pública, que passará pelas alegrias e contratempos da fama.





Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates