quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Neto de Roberto Marinho assume o controle da área de esportes do Grupo Globo

Em comunicado distribuído internamente nesta quinta-feira (6), o Grupo Globo anunciou uma nova estrutura para sua área de esportes. O segmento será totalmente independente do jornalismo, diferentemente do que é hoje, e passará a ser comandado por Roberto Marinho Neto (foto), herdeiro de Roberto Marinho (1904-2003), artífice do maior conglomerado de mídia nacional.
De acordo com a nota oficial, a nova estrutura permitirá uma gestão integrada do esporte tanto na TV Globo como na programadora Globosat, que empacota os canais SporTV e Premiere. Terá uma "uma visão transversal de toda a cadeia de valor de esportes".
"Assim, essa nova área será responsável pela aquisição de direitos esportivos, pesquisa de mercado e soluções multiplataforma. Terá também a seu cargo programas e noticiários esportivos da TV Globo e Globosat, as transmissões de eventos esportivos em ambas as empresas, assim como a produção de conteúdo do Globoesporte.com e Sportv.com. Vai ainda estabelecer uma relação coordenada com as áreas de programação, comercialização e distribuição de produtos das duas empresas", diz o comunicado.
O Notícias da TV antecipou essa informação em junho do ano passado. Na época, a Globo negou.
Até a criação dessa nova estrutura, o esporte tinha duas gestões independentes no Globo Globo. A aquisição de direitos esportivos e negociações com clubes de futebol, federações e comitês, por exemplo, era feita por uma área, desde o ano passado comandada por Pedro Garcia, diretor de Negócios dos canais SporTV, Premiere e Combate. Já a produção de conteúdo na TV Globo estava sob o guarda-chuva de Ali Kamel, diretor-geral de esportes e jornalismo.
Robertinho, como o filho de Roberto Irineu Marinho é chamado, vai elaborar também o que já está sendo chamado de "Projeto Esportes", que terá "a missão de definir um novo modelo de gestão para o segmento", o que inclui: 1) "definição da visão e do papel do esporte para o Grupo Globo"; 2) "revisão de processos em busca de maior integração na produção de conteúdo esportivo" e 3) "implementação de nova estrutura e governança para gestão do esporte".
Roberto Marinho Neto tem atuado nos bastidores da Globo desde o final de 2012, quando retornou de um curso nos Estados Unidos. Assumiu um cargo de diretor na área internacional e passou a acompanhar de perto a gestão de direitos esportivos. É visto como o mais proeminente dos netos de Roberto Marinho que vêm sendo preparados para gerir o Grupo Globo.
"Nosso objetivo é aglutinar esforços para que nossa estrutura de esportes seja a mais apropriada para o ambiente cada vez mais complexo, competitivo e multifacetado", disse Marinho Neto na nota oficial.







Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates