terça-feira, 29 de setembro de 2015

De olho na chegada de concorrente, Ibope quebra o sigilo e libera dados de audiência

Em decisão inédita, o Ibope passa a divulgar a audiência da TV aberta e TV paga, semanalmente, em seu site.
As análises da audiência estarão à disposição no www.ibopemedia.com.
As primeiras pesquisas  compreendem o período de 14 a 20 de setembro e já podem ser conferida no site do instituto. É a primeira vez em mais de 70 anos que o Ibope abre esses dados.
Tais pesquisas reportam a média de audiência semanal das cinco emissora de TV aberta presentes no Painel Nacional de Televisão  (que reúne 15 mercado no país). Trazem também a audiência por dia da semana de todos os programas do horário nobre desses canais, um ranking dos 10 dos programas de maior audiência da TV por assinatura, entre outras informações.
Nos dados já liberados aparecem os dez programas mais vistos nos canais pagos e, advinha?  Os dez da vez são desenhos animados. Os dois mais vistos no período foram "Jovens Titãs", do Cartoon, e "Show da Luna", do Discovery Kids.
A novidade do Ibope embarca em uma prática comum em outros países, onde atuam na aferição de audiência o instituto Nielsen e instituto GfK. O segundo, por sinal, chegou ao Brasil para concorrer com o Ibope e promete divulgar seus primeiros índices de aferição de audiência no país no próximo mês.
Nos EUA,a Nielsen divulga com regularidade dados de audiência e estudos detalhados de índices da TV americana.
Por aqui, o Ibope sempre fez jogo duro com relação a liberação de números publicamente e chegava a questionar clientes quando esses divulgavam dados de pesquisas. Há até uma cláusula de confidencialidade na maioria dos contratos.
A disponibilização desses dados mostra que a política do Ibope está mudando.
  




Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates