sexta-feira, 20 de junho de 2014

Rede Record prioriza novela bíblica e assusta elenco após cortes

Anunciado em janeiro para o final deste ano, o segundo horário de novelas continua vivo na Rede Record, mas cada vez mais menos gente acredita que ele vai sair. A emissora decidiu priorizar sua primeira novela bíblica, "Os Dez Mandamentos", que teve sua estreia adiada para fevereiro do ano que vem, na faixa das 20h30min, e assustou seu elenco, após cortes que devem atingir 80 atores.
Nos bastidores do RecNov (central de estúdios da Record no Rio de Janeiro), teme-se que a emissora passe a investir apenas em produções bíblicas, que têm dado melhores resultados no Ibope, e feche o atual horário de novelas, das 21h15min, que vem sofrendo no Ibope mesmo enfrentando a novela das nove da Rede Globo de pior audiência da história.
A Record sustenta que o segundo horário de novelas não irá fechar o primeiro. Informa que a novela que substituirá "Vitória", há três semanas no ar, será um texto original de Gustavo Reiz, que contará a vida da avó e da mãe da escrava Isaura do livro escrito em 1875 por Bernardo Guimarães (1825-1884) e adaptado pela Globo (1976) e Record (2004). Deve estrear em março de 2015, em uma produção mais modesta, com elenco enxuto e poucos cenários, como foi "Dona Xepa" (2013).
Mas, ao contrário da novela bíblica, em pré-produção desde fevereiro, a substituta de "Vitória" ainda não tem diretor. Edson Spinello, que iria comandá-la, não renovou contrato com a Record. No momento, a Record não tem nenhum diretor-geral disponível para começar a tocar a história pregressa da escrava que marcou o retorno da Record à teledramaturgia, em 2004.
Ivan Zettel, que começou a gravar a minissérie "Plano Alto" na última segunda, será o próximo a ficar "disponível", mas somente em outubro. Não será surpresa para ninguém se a novela de Gustavo Reiz, que caiu nas graças dos bispos após adaptar a bíblica "Sansão e Dalila", em 2011, virar substituta de "Os Dez Mandamentos" no segundo semestre de 2015. Isso se a Record não decidir emendar uma novela bíblica em outra.
Além de adiar "Os Dez Mandamentos" para 2015 e lançar dúvida sobre o segundo horário de novelas, a Record postergou o projeto de uma série baseada no livro "Casamento Blindado", de Cristiane Cardoso, filha do bispo Edir Macedo.
Os temores sobre o futuro da teledramaturgia aumentaram depois que a emissora decidiu não renovar com vários atores, entre eles Leonardo Brício e Renata Dominguez, que foram protagonistas da "retomada". A emissora adotou uma política de contratos por obra e manterá contratos longos apenas com atores que julga indispensáveis, e seu banco de elenco não deverá ultrapassar cem profissionais, o que torna inviável um segundo horário de novelas.
A saída de Edson Spinello vai desfalcar um setor em que a Record já era carente. Ela ficou com apenas quatro diretores-gerais (Alexandre Avancini, Ivan Zettel, Edgard Miranda e João Camargo). Hoje, os quatro estão ocupados com projetos. Avancini toca "Os Dez Mandamentos"; Zettel, "Plano Alto"; Miranda, "Vitória"; e Camargo, "Milagres de Jesus".

 
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates