domingo, 24 de novembro de 2013

“Ninguém consegue competir com a gente”, diz diretor do Ibope sobre chegada do GfK

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O Ibope, tradicional - e única - empresa de medição de audiência de televisão no Brasil, diz que as novidades anunciadas em novembro durante fórum da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) já eram planejadas há cerca de um ano e meio, antes do início das especulações sobre a entrada no mercado da concorrente alemã GfK.
À IMPRENSA, a empresa alega que, ao contrário do indicado pela coluna “Outro Canal”, da Folha de S.Paulo, o objetivo no evento não era falar sobre a GfK. “De maneira alguma”, enfatiza Antônio Wanderley (foto), diretor de marketing do Ibope Mídia. “Trata-se de uma evolução natural do Ibope como provedor do serviço de medição de audiência, com planos agressivos e acelerados de inovação da empresa.”
Segundo o executivo, nas últimas décadas ocorreram iniciativas parecidas com a da GfK, como a Nielsen, para citar um “player global”. No entanto, para Wanderley, “o mercado já estudou as iniciativas globais e, em cada momento, depois de avaliar outro provedor concretizado, acabou apreciando mais o serviço do Ibope”. E ele conclui: “Nada indica que o desfecho será diferente desta vez.”
Com a chegada da concorrente alemã, ele diz que a base de assinantes do Ibope não mudou. "Não fomos afetados comercialmente de nenhum modo. Não mudou nada na nossa vida”. 
 
Terceira maior
 
O diretor do Ibope destaca que a empresa é a terceira maior medidora de audiência do mundo, presente em 15 países na América Latina. Além disso, sua tecnologia seria no mínimo igual ou à frente de outras companhias nesse setor.  
“Nossa confiança não está abalada” [com as notícias sobre a GfK], declara. “Vemos com naturalidade o mercado seguir avaliando iniciativas, mas em relação à oferta do Ibope, ninguém consegue competir com a gente.” 
Wanderley cita como diferenciais o know-how do Ibope, a capacidade de fazer o que qualquer medidora do mundo faz e, ainda por cima, em tempo real, com experiência de 20 anos nesse recurso. 
Quanto ao tamanho da amostra, sobre a qual há especulações de que a oferecida pelo GfK seria maior, ele diz: “Da maneira como vemos, não tem como o GfK ter uma amostra maior que a nossa. De todo modo, temos um diálogo e planos de expansão da amostra que vêm previamente a esses anúncios, tanto que vamos terminar o ano com uma amostra maior em relação ao início.”
 
Novos serviços
 
Entre os novos serviços oferecidos pelo Ibope está um monitoramento amplo na área esportiva, como de exposição de marcas e camisetas em estádios e medição de hábitos e práticas esportivas, em parceria com uma empresa australiana líder nesse segmento. 
Outro serviço introduzido neste ano é um novo tipo de medição de audiência de TV. “Em geral era por variáveis demográficas, como homens entre 18 a 24 anos. Agora essa análise também poderá ser feita por padrões de consumo, como os que compraram carro nos últimos 30 dias”, explica o diretor. 
Já em relação aos recursos que estão sendo implementados, os maiores destaques seriam a medição de conteúdos gravados, que são assistidos posteriormente – seus primeiros relatórios seriam entregues no início do ano que vem – ; e a medição de programas de TV assistidos pela internet – com relatórios a entregar em meados de 2014.
Procuradas por IMPRENSA, tanto a GfK como as quatro emissoras que teriam parceria com ela – SBT, Record, RedeTV! e Bandeirantes – evitam falar do assunto. Uma fonte da reportagem indica que o contrato entre elas seria assinado até o fim de 2013, com todo o ano que vem para a implantação do sistema. Além disso, a empresa alemã teria 70 mil aparelhos de medição só em São Paulo. Oficialmente, a empresa insiste em dizer que ainda não tem nada oficializado com os canais.

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