sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SBT desaparece com logotipo da Rede Globo em gols do Brasileirão

http://noticiasdatv.uol.com.br/application/public/img/noticias/625_315_1382048578sbrt.jpeg
O SBT tem exibido imagens feitas pela Rede Globo de jogos do Campeonatos Brasileiro sem dar crédito e sem exibir o logotipo da concorrente. O fato aconteceu no "Jornal do SBT - Noite" em vários dias desta semana.
Por lei, todas as TVs têm o direito de transmitir 3% da duração de eventos esportivos, para fins jornalísticos, independentemente de ter os direitos. Atendendo a esse princípio, a Globo costuma repassar as imagens para outras emissoras, devidamente "seladas", com seu logotipo. 
Outras emissoras e canais não detentores dos direitos de transmissão do Brasileirão, como Fox Sports e ESPN, compram um pacote com os melhores momentos dos jogos. A Rede Record tem autorização da Globo para entrar nos estádios e fazer imagens próprias, respeitando o limite de 3%.
No caso do SBT, a marca d'água da Globo e do SporTV simplesmente são cortados na tela, desaparecem.  

Mas há uma explicação. As imagens, que possuem uma qualidade inferior, são retiradas do próprio site da Globo Esportes.
Por meio de sua assessoria de imprensa, o SBT admite o erro e afirma que irá exibir os devidos créditos caso haja reclamação.
Isso é prática velha em algumas emissoras de televisão no Brasil. A Record mesmo, no  "Fala que eu Te Escuto" cansou de usar imagens limpas de jogos na internet sem o logo da Globo e exibiu no programa religioso sem sequer dar os créditos a Rede Globo ou a Globo.com.
Essa prática do SBT já é antiga.
Agora eu me pergunto: a emissora tem que reclamar primeiro para ela deixar de praticar isso?  

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates