quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Rede Globo arrasta "Velho Chico" e guarda as emoções para depois da Olimpíada

A Rede Globo conseguiu "ganhar" cinco capítulos de "Velho Chico" apenas com ajustes de edição, criação de cenas de última hora e redução do tempo de exibição da trama. Mesmo com a audiência em alta, a emissora guardou para depois dos Jogos Olímpicos acontecimentos que estavam previstos para ir ao ar na próxima semana.
Assim, o drama do desaparecimento de Santo (Domingos Montagner) se alongará, deixando a novela das nove ainda mais arrastada. Revelações que vão tirar o fôlego dos personagens e do público ficarão para depois da Rio 2016. Só então o público verá o agricultor voltar para casa e descobrir que Olívia (Giullia Buscacio) não é sua filha.
Os roteiros ganharam novos contornos do que foi programado pelos autores Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. Luiz Fernando Carvalho, diretor artístico da novela, tem feito intervenções no conteúdo, prolongando ou minimizando algumas sequências. Foi graças ao seu trabalho na edição e a não exibição de Velho Chico na noite da abertura da Olimpíada, dia 5, que o atentado contra o protagonista só foi exibido na segunda-feira (8). Inicialmente, a cena iria ao ar entre os dias 1º e 2.
A Globo nega que os ajustes sejam uma estratégia para deixar as fortes emoções do folhetim para a semana do dia 22, quando os Jogos Olímpicos já não serão mais a "estrela" da programação. "Não há nenhum imprevisto acontecendo. Tudo segue como programado. Na edição, de acordo com a avaliação do diretor artístico, busca-se sempre os melhores ganchos e a melhor dinâmica narrativa em relação às variações da minutagem que lhe são apresentadas, dia a dia. Algo comum, como sempre anunciamos quando liberamos os resumos para a imprensa", informa a emissora.
Os ajustes ganharam um "plus" no último sábado (6), quando a duração dos capítulos passou a variar de acordo com a programação olímpica. Naquela noite, a trama perdeu nove minutos em comparação aos dois sábados anteriores. Na última terça, a novela teve apenas 33 minutos no ar, a metade do normal nesse dia da semana.
Com o alongamento, "Velho Chico" ganha fôlego nos bastidores. Mesmo tendo estreado com 24 capítulos gravados, a novela das nove tem pouca frente. As cenas são gravadas três ou quatro dias antes de irem ao ar.
Desde que se consolidou na audiência e colocou a segunda fase no mesmo patamar da primeira, muito elogiada pela crítica e pelo público, o trabalho de criação de Luiz Fernando Carvalho juntamente aos atores tem crescido.
Na cena em que Santo foi baleado, sua última aparição seria se debatendo nas águas e sendo "erguido, mais morto do que vivo" pelo espírito do Nego D'água. Essa sequência é um exemplo de como a mão do diretor pesa em "Velho Chico". A cena em que índios apareceram em uma canoa e depois arrastaram Santo entre montanhas, mata adentro, não constava no roteiro. Foi criada por Carvalho.
Essa sequência prestou uma explicação ao telespectador, que não ficará dias e dias à espera do paradeiro do agricultor. Na trama, todos farão buscas para encontrar Santo, ele será dado como morto e um desafeto dele assumirá a autoria do crime após receber uma mala de dinheiro de Carlos Eduardo (Marcelo Serrado). Quando os personagens já estiverem aceitando a "morte" de Santo, Tereza (Camila Pitanga) o encontrará em uma aldeia indígena e o trará de volta para casa.








Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates