terça-feira, 9 de agosto de 2016

NBC balança com audiência dos Jogos, mas cresce na internet

A gigante americana NBC pagou US$ 4,38 bilhões pelos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos até 2020. Ela trouxe uma equipe enorme de jornalistas. É um megaesquema. No entanto, a audiência na televisão deixou a desejar. Eles vêm cravando índices 28% mais baixos do que os obtidos com os jogos de Londres. Paralelamente a isso, as plataformas digitais da NBC explodiram em cliques. O streaming desses primeiros dias alcançou números 280% maiores do que há quatro anos. Vale observar, claro, que a qualidade da imagem na internet hoje é considerada muito boa e bem melhor do que em 2012. O sinal, mais estável, não é interrompido.
Nos bastidores, os executivos da rede estão mergulhados em perguntas. O que houve? Estaria a internet canibalizando a televisão? Seria o excesso de comerciais, o fuso horário? Ou a força da concorrência, com programas que não têm nada a ver com esporte? Ninguém sabe.
Pode ser que isso mude, ou que se descubra que se trata de um somatório de razões. O fato é que aquela ideia de que “quanto mais telas, melhor” ficou abalada. Não dá mais para dizer que a internet só faz carregar público para a televisão. Este é, portanto, um momento de questionar e repensar estratégias. Em meio a tudo, há algo muito positivo: o público continua ali, pronto para se informar e querendo se divertir. A questão é para que mídia ele correrá hoje e no futuro.
PS: Sobre a cobertura brasileira, o espectador não tem do que reclamar. O esforço monumental do SporTV, que oferece tantos canais, vem atendendo muito bem a gregos e troianos. A TV Globo com seu estúdio no Parque Olímpico e cobertura extensiva, idem. Bandeirantes, Fox, ESPN também investiram.








Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates