sexta-feira, 3 de junho de 2016

Contra barriga, Rede Globo vai fazer novelas mais curtas e com capítulos menores

No ar desde janeiro, "Eta Mundo Bom!" é uma espécie em extinção. A novela das seis da Rede Globo será a última, ou uma das últimas, a ter mais de 190 capítulos. A emissora decidiu que, a partir de 2017, suas novelas terão menos episódios, que por sua vez serão mais curtos. A meta é que as tramas não ultrapassem 160 capítulos, limitados a 35 minutos de arte (sem contar intervalos) às 18h, a 40 minutos às 19h30m e a 50 minutos na faixa das 21h, horário em que costumam chegar a uma hora e meia quando a trama faz sucesso.
O objetivo é melhorar a qualidade das produções e de trabalho de seus profissionais. Com menos capítulos, as novelas ficarão mais enxutas, sem barrigas, como são chamadas as fases em que nada acontece de relevante e que situações são repetidas. Haverá mais novelas em produção, com elencos menores. Com capítulos mais curtos, a emissora gastará menos tempo com gravações, os autores trabalharão um pouco menos e os atores terão mais tempo para decorar seus textos.
Os limites de duração, no entanto, não serão uma camisa de força. As novas metas, já em implantação, estarão sujeitas às necessidades e estratégias de programação. Ou seja, uma novela poderá ser mais longa para que a estreia da sucessora não coincida com um evento esportivo, por exemplo. E capítulos poderão ser maiores para prolongar uma boa audiência ou neutralizar alguma ação da concorrência, como acaba de ocorrer com "Totalmente Demais". A ideia, contudo, é que isso seja uma exceção.
A medida atende a uma antiga reivindicação dos autores, que consideram desumano escrever novelas de 221 capítulos, como foi "Amor À Vida", de Walcyr Carrasco, em 2013.
Das novelas que estão no ar, "Eta Mundo Bom!" será a mais longa. Terá pouco mais de 190 capítulos. Vai acabar no início de setembro, após a Olimpíada do Rio de Janeiro. "Velho Chico" foi planejada para ter 173 episódios, porque, se fosse mais curta, acabaria durante a próxima campanha eleitoral. Já "Haja Coração" deverá ser encerrada no 142º capítulo, em meados de novembro. Até algum tempo atrás, o padrão eram novelas com mais de 180 episódios, principalmente às 21h.









Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates