quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Entrada sorrateira do YouTube embola o campo esportivo

Matéria assinada por Duda Lopes no site Máquina do Esporte, postada nesta quarta-feira (27), deu conta que o YouTube fará a transmissão da Copa Del Rey da Espanha para 17 países, com o Brasil incluído no meio deles, pela primeira vez. Prossegue a nota dizendo que "a Liga Espanhola e a MediaPro, que comercializa os direitos televisivos do grupo, anunciaram a nova emissora e reforçaram a presença do esporte no streaming online".
Fecha, esclarecendo que, "quem quiser assistir terá que pagar". Serão cobrados 5 euros por partida ou 20 por todo o torneio e o start de tudo já aconteceu ontem com Barcelona e Villanovense. 
Era só o que faltava para embolar ainda mais o meio campo dos direitos esportivos, estabelecendo uma situação que naturalmente nos conduz a questionamentos outros, alguns muito graves. Para ficar aqui só no nosso quintal e por mais que se busque, não existem maiores esclarecimentos sobre os meandros dessa negociação. Como é o seu funcionamento? Qual o destino do dinheiro apurado nesta espécie de pay-per-view? Se o YouTube, que pertence ao Google, como qualquer outra empresa aqui estabelecida, irá respeitar as nossas leis vigentes? 
E, por estar realizando vendas em nosso país, se recolherá os impostos devidos aos nossos cofres? São respostas que nós, brasileiros, precisamos receber.
 
Outro lado
 
Como não poderia deixar de ser, a coluna desenvolveu esforços para obter um posicionamento do Google, que veio através da jornalista Atalija Lima. Ele apenas reiterou as informações acima descritas, mas acrescentando que no Brasil a compra de cada jogo custará R$ 9,90. 
E que em breve, um outro canal estará disponível para permitir que as pessoas assinem o serviço por todo o campeonato.
 
Tudo muito bom, tudo muito bem
 
O assunto está colocado. No que isto poderá representar e qual será o seu desdobramento, ainda é cedo para arriscar qualquer prognóstico. Mas que tem todo jeito, forma e cheiro de que não é coisa boa, isso tem.
 






Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates