A estimativa, da própria Net, não considera outras operadoras nem os telespectadores que têm acesso à alta definição gratuitamente, por sinal digital aberto. A Net tem a maioria dos 581 mil assinantes de TV paga digital em alta definição (HD).
Os dados foram apresentados em debate na manhã desta quinta (12) na feira e congresso da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). Inédito, o número de domicílios com TV paga de alta definição foi revelado por Bianca Maksud, gerente de produtos da Globosat, programadora da Rede Globo.
Segundo o Ibope, 5% dos domicílios brasileiros, ou cerca de 3 milhões de residências, já têm acesso à TV digital de alta definição, incluídos aí os que pagam e os que não pagam por isso.
Os dados exibidos na ABTA 2010 pela Globosat mostram que a TV paga em alta definição está em franca expansão. Em 2008, apenas eram apenas 21 mil assinantes de HD. No final de 2009, esse número subiu para 236 mil. Em julho de 2010, atingiu 581 mil. A Copa do Mundo, segundo executivos de TV paga, foi fundamental para esse crescimento. No primeiro semestre, foram vendidos 5 milhões de televisores digitais no país.
Diretor de programação da Net, Fernando Magalhães afirmou no debate que o crescimento da base de assinantes com HD estimulou a operadora a lançar nove novos canais com a tecnologia. Hoje, a operadora distribui 22 canais de alta definição, incluindo os abertos.
A penetração do HD na TV paga já é de 3%, maior do que no restante da América Latina (2%), segundo Fernando Medin, vice-presidente da Discovery Networks. Nos EUA, a penetração já é de 53%. Bianca Maksud, da Globosat, lembrou que a tecnologia ainda atinge apenas "a elite da elite da elite", mas tende a se massificar nos próximos anos, com a queda de preços de televisores e pacotes de canais.
Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro às 14h12min)
0 comentários:
Postar um comentário