quarta-feira, 9 de junho de 2010

Net abre canais pagos e tira audiência da Globo, diz Ibope

http://noticias.r7.com/blogs/daniel-castro/files/2010/06/Zeke_and_luther_cast.jpg
Um dos vilões que estão tirando audiência da Globo, principalmente de sua novela das oito, é cria da própria Globo. Segundo o Ibope, boa parte da audiência perdida pela TV aberta em maio migrou para canais pagos distribuídos pela Net, operadora da qual a Globo é sócia.
Em maio, o Ibope registrou na Grande São Paulo um crescimento anormal da audiência dos chamados "outros canais". Entre esses canais estão emissoras abertas que operam em UHF e via parabólicas, como a TV Aparecida (que chega a dar 1 ponto) e, principalmente, canais pagos. Ao todo, são mais de 200 canais.
Os "outros canais", que nos relatórios do Ibope aparecem sob a sigla OCN, vêm crescendo nos últimos anos, mas nunca registraram um aumento de mais de décimos em um só mês. Em maio, no entanto, "explodiram": juntos, eles cresceram 36%. De 4,5 pontos na média diária (7h/24h) de abril, saltaram para 6,1 em maio. Passaram a ser a terceira maior "rede" do país, à frente do SBT (5,1). No horário nobre (18h/24h) somaram 8,3 pontos e não ficaram muito atrás da Record (10,3).
O estrago dos OCNs está sendo maior justamente no horário de "Passione". Anteontem, por exemplo, a novela marcou 33,4 pontos. No mesmo horário, a Record teve 10,9 pontos e os OCNs, 7,4 _o SBT ficou com 5,1. Isso indica que telespectadores recém introduzidos à TV paga podem ter aproveitado a mudança de novela das oito para experimentar canais pagos.

Ibope confirma migração


O blog questionou o Ibope sobre os motivos do salto dos "outros canais". O instituto respondeu com nota oficial.
"Confirmamos que uma operadora de TV por assinatura a cabo de São Paulo liberou o seu sinal sem codificação durante período recente. Essa ação já foi suspensa, mas pode ter contribuído para o aumento da audiência das emissoras de pay TV e, consequentemente, do OCN (outros canais) em alguns dias", diz a nota do Ibope.
Consultada, a Net, maior operadora do país (e maior via cabo em São Paulo) informou ter liberado o sinal dos canais Fashion TV e Disney XD para todos os assinantes durante dez dias em maio. A TVA liberou o sinal do Fox Life entre o dia 18 de maio e 1 de junho.
O canal Disney XD já é um dos mais vistos da TV paga e pode, sim, ter causado algum estrago entre os 20% de assinantes que pagam para ter TV por assinatura, mas costumam assistir apenas emissoras abertas.
Liberar o sinal de canais pagos é uma ação promocional comum, que visa atrair novos assinantes. Neste mês, são os canais SporTV que estão abertos (até o dia 11 na TVA e até o dia 14 na Net). Com isso, as operadoras esperam que assinantes de pacotes básicos migrem para pacotes mais caros, que incluem esses canais.
Os OCNs da medição da TV aberta não têm nada a ver com a audiência de TV paga. São canais pagos que aparecem na amostra da TV aberta. A amostra (domicílios) que fornecem o painel de audiência de TV paga é outra.
Mas um outro indicador, o de permanência do telespectador, confirma o crescimento da TV paga sobre a aberta: em maio, os telespectadores viram TV paga durante 9 minutos a mais do que em abril. Por outro lado, reduziram o consumo de TV aberta em 10 minutos.


Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro às 06h)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates