E o descaso da TV brasileira com a sua história segue adiante. A memória do grande "Chacrinha" foi em grande parte destruída por grandes incêndios nas emissoras, e sobraram poucos programas do Velho Guerreiro na Globo. Grandes novelas, como "O Direito de Nascer", programas e musicais, simplesmente foram apagados para que outros, mais novos, fossem gravados em cima, em um reaproveitamento de material sem sentido para um veículo que vive de imagens, de histórias, de lembranças. No SBT, enchentes na antiga sede estragaram um bom material.
O capítulo mais recente dessa tragédia vem embalado pelo abandono. O vasto arquivo da extinta MTV Brasil está simplesmente apodrecendo no antigo prédio da emissora musical, na zona oeste de SP. Sem cuidado algum, fitas antigas e o material já digitalizado seguem encostados sem uso, sem cuidado algum, pegando mofo e apodrecendo aos poucos. Vez ou outra alguém consegue entrar lá, e resgatar material valioso. Foi o que fez a turma do "Hermes e Renato", que conseguiu salvar parte de seu passado para reaproveitar em um canal de vídeos da internet.
Os menos sortudos esperam por algum uma ação do governo ou da iniciativa privada para salvar o arquivo. Levá-lo para o acervo da TV Cultura ou da Pinacoteca, quem sabe. Fontes disseram ao KTV que o arquivo está fechado, abandonado, sem condições ideais para a conservação de todo esse material.
Nessa história em decomposição estão os primórdios do canal jovem que por mais de 20 anos inovou, bagunçou e surpreendeu a TV brasileira com formatos, novos talentos e muita ousadia. Entre o que está se perdendo nesse arquivo estão grandes entrevistas com astros internacionais como Axl Rose, Madonna, Kurt Cobain, e nacionais também, como Renato Russo, entre outros.
Lá estão shows exclusivos e acústicos dos grandes nomes da música brasileira como: Roberto Carlos, Titãs, Marcelo D2, Lulu Santos, Cássia Eller...
Entre as imagens que estão deteriorando está uma lendária apresentação dos Racionais MC's, então avessos a qualquer tipo de apresentação televisiva, que toparam cantar no VMB (premiação do canal) um de seus clássicos do "Sobrevivendo no Inferno". Também foi neste evento que o Sepultura fez parceria com Carlinhos Brown, Nação Zumbi, Charles Gavin e João Barone para tocar "Kaiowas". O arquivo do VMB tem o chilique mais famoso de Caetano Veloso.
E não é só a história musical que se apaga. A história de grandes talentos da TV também está sumindo. O início da carreira televisiva de nomes como Zeca Camargo, Didi Wagner, Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Sarah Oliveira, Rita Lobo, Maria Paula, Fernanda Lima, Cazé, Marcelo Adnet, Tatá Werneck e Dani Calabresa está sumindo.
A Abril, antiga dona da marca MTV Brasil, chegou a negociar a aquisição do arquivo com a Viacom, que retomou a marca e lançou uma nova emissora com o mesmo nome. As empresas não chegaram a um acordo. E desde 2013, quando a antiga MTV Brasil fez a sua última transmissão, o arquivo segue lá, sem futuro certo. Uma parte já está digitalizada, mas há muito material ainda armazenada em SD (tecnologia mais antiga), o que apressa o processo de deterioração.
Procurada, a Viacom informa que houve interesse de ambas as partes (Viacom e Editora Abril) em negociar o acervo do canal, um material de valor inestimável que integra a trajetória da televisão brasileira. Porém, algumas questões impediram o fim das negociações, como por exemplo, o direito de alguns programas já estarem vencidos, o que levaria a um longo processo de legalização dos mesmos.
Com a nova MTV lançada 100% em HD, o conteúdo da antiga MTV permanece em SD, e diante da estratégia desenhada pela Viacom para o canal, a prioridade é apresentar um novo conteúdo, mais atual, moderno, que celebre o jovem de hoje e funcione em multi-plataformas. Por ora, o acervo permanece aos cuidados da Editora Abril. A Viacom, por sua vez, permanece aberta a futuras conversas referentes a essa questão.
A Abril não se pronunciou sobre o assunto.