quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Repórter e cinegrafista são mortos por ex-colega em transmissão ao vivo nos Estados Unidos

O ex-funcionário de uma rede de TV Vester Lee Flanagan (que se apresentava como Bryce Williams) abriu fogo em uma transmissão ao vivo na Virgínia, matando uma repórter e um cinegrafista que seriam seus colegas. Uma entrevistada ficou ferida no episódio, na cidade de Moneta. Em um vídeo gravado e divulgado pelo próprio autor, é possível ouvir os tiros e a dupla à frente da câmera correndo. O atirador fugiu após disparar ao menos seis vezes. Depois, atirou contra si e está em estado grave, segundo policiais. Ele já havia feito ameaças a outras pessoas com quem trabalhou.Na transmissão, a repórter Alison Parker, da WDBJ, entrevista uma empresária até ser surpreendida pelos tiros, enquanto o cinegrafista Adam Ward é atingido e cai morto no chão. Aos gritos, ela corre em meio a outros disparos, e a transmissão é cortada, mostrando uma expressão de surpresa da apresentadora.

Afiliada da CBS, a emissora anunciou a morte da dupla. A entrevistada Vicki Gardner, chefe da câmara de comércio da região onde houve o ataque, foi atingida nas costas e passou por cirurgia, já se recuperando. Brevemente flagrado na transmissão, Williams é visto com roupas escuras.
As escolas perto da Bridgewater Plaza, onde aconteceu o episódio, tiveram as portas fechadas e a segurança reforçada. Equipes de segurança emitiram um alerta máximo para caçar o suspeito.

ATIRADOR ACUSA COLEGAS DE RACISMO

A atirador teria fugido de carro por uma rodovia em direção a Washington e colidiu o veículo. A polícia chegou a anunciar a sua morte, mas voltou atrás e disse que ele está em estado crítico por ferida de bala.

Horas após os disparos, um vídeo publicado por Williams nas redes sociais mostra ele se aproximando e apontando a arma para a repórter.

Em outras mensagens no Twitter durante a perseguição policial, ele acusou os colegas de racismo — ele já havia aberto uma ação contra a empresa por acusação semelhante. A conta do atirador no microblog foi suspensa quase de imediato. A rede ABC recebeu um fax de Williams, e o entregou para as autoridades.
Segundo o presidente e diretor-geral da emissora, Jeff Marks, o atirador era uma pessoa difícil:
— Ele tinha uma reputação complicada. Quando teve mais um de seus incidentes por explosões de raiva, dispensamos e o retiramos com ajuda de policiais — disse Marks.
A emissora XETV afirmou que o demitiu em 2000 por "comportamento bizarro e ameaças a funcionários".
O governador Terry McAuliffe, que respondia perguntas numa rádio, confirmou que Williams era um ex-funcionário da empresa.

HOMENAGENS AOS MORTOS

A repórter Alison Parker tinha 24 anos, e o cinegrafista Ward, 27. Eles receberam homenagens imediatas da WDBJ, que relatou o episódio desde o corte da transmissão. A noiva do atirador estava no local durante a transmissão, e chegou a ver o momento, segundo funcionários da WDBJ.

Após o ataque, a polícia de Nova York anunciou um aumento no reforço à segurança de estações de televisão da cidade. A iniciativa foi tomada com base em medidas de padrão antiterrorismo.
A ex-secretária de Estado Hillary Clinton lamentou o episódio, pedindo um maior controle das armas.
 

http://oglobo.globo.com/mundo/reporter-cinegrafista-sao-mortos-por-ex-colega-em-transmissao-ao-vivo-nos-eua-17305719



Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates