terça-feira, 10 de agosto de 2010

Audiências regionais mostram muitas realidades da TV brasileira


A audiência registrada em São Paulo sempre orientou o mercado publicitário para o investimento de verbas nas emissoras e nos programas. O apresentador que garante bons números na capital paulista tem os melhores anunciantes e participa das campanhas milionárias de lançamentos de produtos e marcas. É dinheiro que entra na TV e na conta bancária do garoto propaganda, que volta para a empresa anunciante. Mas o monopólio dos números de São Paulo começa a perder força porque aos poucos a reação do telespectador em outras cidades e estados desperta o interesse dos executivos da TV e da publicidade.
As pesquisas regionais de julho de 2010 não são muito diferentes do placar nacional, com a Rede Globo (18,6 pontos) na liderança, Rede Record (7,5 pontos) na vice-liderança consolidada e o SBT (5,9 pontos) em terceiro lugar. Os dados deixam claro onde a guerra pela segunda colocação ainda está acirrada ou já foi definida.
Em Belo Horizonte, por exemplo, a TV Record Minas fechou julho deste ano com 4,9 pontos contra 4,8 pontos do SBT/TV Alterosa. A TV Globo Minas manteve-se na liderança com 19,9 pontos, a TV Bandeirantes Minas fechou com 2,5 pontos e a Rede TV! Minas com 1,2 pontos.
O empate também é uma realidade em Vitória (7 a 7 entre Record/TV Vitória e SBT/TV Tribuna).
Já em Salvador, de acordo com o levantamento obtido pelo “Parabólica”, a Record/TV Itapuan tem o dobro do SBT/TV Aratu (8 X 4), a Globo/TV Bahia 22,4, a TV Bandeirantes Salvador 3,2 e a Rede TV! 0,1, o equivalente a traço.
Em Recife o placar é outro: SBT/TV Jornal fechou o mês de julho deste ano com 7,2 pontos contra 6,2 da Record/TV Tribuna. Na capital de Pernambuco a TV Globo Recife marcou 22,4 de média, a Bandeirantes/TV Clube, 3,5 e a Rede TV! 1,2 pontos. Esses números deixam claro que é fundamental o mercado da comunicação (TV e publicidade) olhar melhor para as realidades regionais e, assim, atender às necessidades do público e dos anunciantes.


Fonte: Parabólica Jovem Pan (José Armando Vannucci às 15h39min)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates