quarta-feira, 23 de junho de 2010

Relações públicas protestam contra Gianecchini em Passione

http://www.dominiodamodablog.com.br/wp-content/uploads/2009/12/15.12.2009-Reynaldo-Gianecchini-ser%C3%A1-o-vil%C3%A3o-Fred-na-pr%C3%B3xima-novela-das-oito-da-Rede-Globo-Passione.jpg
A tentativa do personagem Saulo (Werner Schunemann) de transformar Fred (Reynaldo Gianecchini) em relações-públicas da fictícia Metalúrgica Gouveia, na novela "Passione", irritou profissionais e estudantes da área.
Os conselhos Federal e Regional de Profissionais de Relações Públicas telefonaram e escreveram para a TV Globo. O órgão regional está tentando agendar uma reunião com o autor Silvio de Abreu.
Ambas as instituições estão orientando seus associados a mandarem e-mails de protesto para a Globo: "Ela vive da audiência do seu público e, quanto mais pessoas demonstrarem insatisfação com o desenrolar do tema relações públicas na novela, mais ela buscará uma solução que agrade ao seu público", afirma o conselho federal em seu site.
Além disso, estudantes da Unesp, em Bauru (interior de São Paulo), estão planejando uma manifestação contra a emissora.
Dois fatos justificam o descontentamento dos relações-públicas: 1º) Fred não tem curso superior necessário para exercer o cargo; 2º) Fred é vilão, o que contribui para a visão estereotipada de que o relações-públicas é um bon-vivant e lobista.
"Estou muito indignado com a forma que Silvio de Abreu tem tratado 0 profissinal de relações públicas. O personagem Fred recebeu o cargo com uma explicação bastante simples: 'Ele fala bem, é bonito e persuasivo'. Será que, para o autor, essa é a característica de um profissional de relações públicas? Se for, posso abandonar meu curso", diz o estudante Clovis Moscardini Jr., da Unesp.
Presidente do Conferp (Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas), João Alberto Ianhez diz que os conselhos regionais "receberam muitas reclamações".
Ianhez assistiu à cena em que Saulo indicou Fred, veiculada na semana passada: "Ele disse que Fred era bom para o cargo porque era bem apessoado. Isso revolta. Reforça a imagem antiga de que o relações-públicas é um cara que só se apresenta e vai a coqueteis. O relações-públicas não aparece. Ele faz aparecer", afirma.

Outro lado

No e-mail que enviou a Silvio de Abreu, o Conferp sugeriu uma cena em que a metalúrgica receberia uma inspeção do órgão. Mas isso não será necessário.
No capítulo que foi ao ar nesta noite (22/6), Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), vetou a indicação de Fred ao cargo de relações públicas.
"Espero que não tenha tomado isso de forma pessoal. Mas nós já estávamos realizando um processo de seleção para esse cargo. Não seria justo com os demais candidatos. Além disso, Fred, sejamos sinceros, você não tem as qualificações para essa função”, disse Bete. Fred terá outro cargo na empresa.
A cena já estava escrita e gravada antes dos protestos dos profissionais de relações públicas.
Silvio de Abreu afirma ainda que é preciso levar em consideração que o personagem de Saulo é tido como um incompetente dentro da empresa. Ou seja, a nomeação de uma pessoa sem qualificação para o cargo de relações públicas partiu de uma pessoa sem credibilidade e apenas interessada em uma composição política.

Se a Globo for ligar para demonstrações anti-democráticas como essas, daqui a pouco não poderá ter babás, empregadas, enfermeiras, nenhum profissional que algum mal-feitor venha fazer na novela.

Fonte: blog Daniel Castro - R7.com (Daniel Castro às 0h05min)
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates