terça-feira, 12 de abril de 2016

Renato Góes e Julia Dalavia, as grandes surpresas de "Velho Chico"

O capítulo de sábado de “Velho Chico” encerrou a primeira fase da novela com uma espécie de resumo da ópera dirigida por Luiz Fernando Carvalho. A reedição serviu para refrescar a memória das plateias ligadas na história desde o início. Foi também, provavelmente, uma tentativa de fisgar o espectador recém-chegado que acreditava ter perdido o bonde do enredo.
E por falar em refresco... Quem assistiu ao capítulo notou, além da linda fotografia, da trilha matadora e do folhetim rasgado, o brilho de um elenco antes desconhecido do grande público. A escalação de Julia Dalavia e Renato Góes (Maria Tereza e Santo na foto acima) para papéis tão centrais foi o maior entre tantos acertos desta produção. Não era fácil se destacar entre um grupo que reuniu profissionais do calibre de Fabiula Nascimento, Chico Diaz, Rodrigo Santoro e Cyria Coentro, só para citar alguns. Ainda assim, eles se destacaram. E não só porque a repetição de atores é um problema da nossa televisão. Mas também pela potência do seu trabalho.
Renato, nos capítulos iniciais, era um sertanejo sem calos, cheio de fé no romance com a moça rica de família inimiga, a expressão da pureza. Aos poucos seu mundo foi desmoronando. Com competência, o ator fez seu personagem sair desse lugar para outro, bem diferente. Santo, primeiro, caiu no desespero ao perder o pai. Depois, a amada se casou com outro enquanto ele implorava, na porta da igreja, para que ela não fizesse isso. Finalmente, ele surgiu sereno, falando em mudar a ordem social no ambiente dominado pelo coronelismo, mas “sem sangue, atingindo Afrânio no bolso, que é onde dói mais”. Foi de um ponto ao outro sem tropeçar.
ADVERTISEMENT
No mais, que bonita foi a primeira fase de “Velho Chico”.









Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates