terça-feira, 28 de abril de 2015

Morre Antonio Abujamra, aos 82 anos

Morreu na manhã desta terça-feira (28) Antônio Abujamra (foto), aos 82 anos de idade. O diretor e apresentador do programa "Provocações", da TV Cultura, estava dormindo em sua casa. A causa da morte ainda não foi divulgada. 
Abu, como era conhecido, era diretor de teatro, ator e dramaturgo. Deixa os filhos André e Alexandre, e dois netos. As informações sobre o local do velório e o sepultamento serão comunicadas no decorrer do dia.
Antônio Abujamra nasceu em Ourinhos, interior de São Paulo, em 13 de setembro de 1932. Mais tarde, graduou-se filósofo e jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Dotado de humor crítico, Abujamra atuou pela primeira vez no Teatro Universitário de Porto Alegre.
Abujamra foi diretor na TV Tupi, emissora na qual se destacou também como ator. Ao lado de Fernando Faro, trabalhou em Divino Maravilhoso e Colagem. “A minha vinda para a televisão foi curiosa, pois praticamente de toda a minha geração, o único que ficou fui eu”, conta Abu, que também passou pelo SBT, Bandeirantes, Manchete, Globo e Record.
O provocador nato foi admitido pela TV Cultura em 1971: “Quando entramos na TV Cultura era para mostrar que nós não deveríamos ser copiadores, nós deveríamos ser copiados. Era uma geração que não tinha medo de nada, que fazia as coisas com coragem, que acreditava na possibilidade de esclarecer popularmente”. Na emissora, Abu dirigiu infantis, como Vila Sésamo, e estava à frente do Provocações há quase 15 anos.
Entre os principais prêmios recebidos por Abujamra estão o Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1959, pela direção de "A Cantora Careca", de Eugène Ionesco; Melhor Ator por "O Contrabaixo", de Patrick Suskind, em 1987; Kikito de Melhor Ator em Gramado, em 1989, pelo filme "Festa, de Ugo Giorgetti"; Melhor Ator de TV por sua participação como Ravengar na novela "Que Rei Sou Eu?", de Cassiano Gabus Mendes, na TV Globo, em 1989;  Molière, em 1991, pela direção de "Um Certo Hamlet" com o grupo Os Fodidos Privilegiados; Lifetime Achievement, em 1996, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami, nos Estados Unidos.


http://cmais.com.br/morre-antonio-abujamra-aos-82-anos-de-idade
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

Blog Archive

Blogger templates